fbpx
Quinta rodada de negociação da Campanha Salarial 2019 | Sindicato Nacional dos Aeroviários | SNA

Quinta rodada de negociação não apresenta avanços

Sindicatos dos aeroviários e aeronautas reivindicam reajuste salarial com ganho real, durante negociação da Campanha Salarial 2019. Empresas aéreas negam.

Empresas aéreas não apresentam proposta para avanços na atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), durante a quinta rodada de negociação da Campanha Salarial 2019, realizada entre SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) e Sindicatos filiados à FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil). O encontro foi realizado em 21 de novembro, em São Paulo.

Representantes das categorias aeroviária e aeronauta esperavam que as companhias aéreas apresentassem avanços, já que no encontro anterior os Sindicatos reduziram a reivindicação do índice de ganho real para 1,5%, em busca de acordo. Mas as empresas não demonstraram a mesma flexibilidade e mantiveram a proposta de reajuste salarial dentro do estabelecido pelo INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) em todas as cláusulas econômicas, sem direito ao aumento. Também há a recusa de inclusão de novas cláusulas sociais.

Sindicatos da aviação civil reivindicam aumento real

Diante dos balancetes com os lucros do último ano apresentados pelas próprias empresas, Sindicatos entendem que aumento de acordo com o INPC , somado ao ganho real, seja essencial para as categorias. É o que explica Patrícia Gomes, coordenadora da região sul do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) e representante da entidade na mesa de negociação.

“Nós, como trabalhadores, mediamos a conquista desses lucros. Entendemos que quando o balanço das empresas é negativo, o aumento real é inviável. Mas nesse caso, companhias aéreas negam aumento por insegurança na conjuntura econômica futura. A categoria não pode pagar por isso”, declara a coordenadora do SNA.

Sindicatos também reivindicam aumento no vale-refeição como abono, garantia de folga agrupada mensal e a retirada da cláusula da CCT referente ao sistema do ponto REP, que não permite o controle das horas extra trabalhadas.

Próxima rodada de negociação da Campanha Salarial

A próxima rodada de negociação da Campanha Salarial 2019 está agendada para 26 de novembro com o SNEA e, com a Latam, no dia 27. Sindicatos aguardam flexibilização por parte das companhias aéreas para que uma proposta plausível de aceitação possa ser levada às assembleias com a categoria.

Além do SNA, na figura de Patrícia Gomes e do presidente da entidade Luiz Pará, profissionais da aviação civil são representados nos encontros por dirigentes dos Sindicatos dos Aeroviários de Pernambuco, Porto Alegre, Guarulhos e dos Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Texto: Ag. Amora | Fotos: Divulgação

Leia também:
Empresas mantêm proposta de reajuste salarial sem ganho real
Contraproposta patronal não atende reivindicações da categoria
SNA convoca categoria à segunda assembleia nos heliportos

Compartilhe