fbpx
Posse da nova direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários aponta crescimento de mulheres na luta sindical |

Posse do SNA é marcada pelo crescimento de mulheres na direção

Categoria conta com participação cada vez maior de mulheres na luta sindical, pela representatividade do Sindicato Nacional dos Aeroviários nos aeroportos.

A posse da nova direção do SNA, triênio 2019/2022, foi realizada no dia 5 de julho, na Colônia de Férias dos Aeroviários, em Miguel Pereira (RJ). Apesar de a solenidade ter contado com presenças como Marcelo Rodrigues, presidente da CUT/RJ, Álvaro Quintão, Presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro e Sérgio Dias, presidente da FENTAC/CUT, o destaque foi todo das mulheres: nunca na história da entidade a diretoria teve um quadro tão próximo da paridade, que conta hoje com 20% de voz feminina.

Ainda é pouco. Mas o esforço tem sido grande. Exemplos são as bases nordestinas Fortaleza (CE) e Salvador (BA), que pela primeira vez têm a representação de mulheres que deixaram o cargo de delegadas para ocuparem o de diretoras do SNA. Elas são o início do que, em breve, deixa de ser novidade para se tornar uma regra.

Conheça as diretoras do nordeste

Juliete de Amorim Santos é agente de aeroporto na Azul Linhas Aéreas de Salvador (BA). Seu destaque como delegada nos últimos dez meses resultaram no convite para ocupar o cargo de diretora na nova composição da direção.

“Quero ser a voz dos trabalhadores na base. Sempre me incomodou o descaso em Salvador. Eu via o ex-diretor André Carvalho tentando resolver todos os problemas. Então conversei com ele para saber como funcionavam as coisas, o que me deu mais coragem”, declara.

Juliete é exemplo de que apenas reclamar de uma entidade sindical não adianta. O Sindicato é formado pelos trabalhadores e trabalhadoras que o compõe, a responsabilidade é de todos e todas. “Quero organizar a base, ouvir mais a categoria, ver aonde erramos e tentar consertar”.

Já Josenilda Gualberto de Oliveira trabalha há 11 anos na LATAM de Fortaleza como Técnica em Segurança do Trabalho. Iniciou como dirigente do SNA há dois e, de lá para cá, vem se envolvendo cada vez mais com a manutenção dos direitos da categoria aeroviária.

“O trabalho sindical abriu minha mente para questões sociais, políticas e principalmente pela luta trabalhista. Minha principal expectativa hoje é ver um SNA composto igualmente por homens e mulheres que batalhem juntos pelo bem comum da categoria aeroviária”, garante.

Que todas as novas diretoras do SNA sejam bem vindas. Para conferira composição da Direção Executiva para o triênio 2019/2022, acesse o link Direção SNA. Para ver as fotos de todos os diretores eleitos, acesse nossa Galeria de Fotos.

Produção de conteúdo: Agência Amora

Compartilhe