Nossas representantes do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) falam sobre a importância da participação da mulher não apenas na luta sindical, mas nos movimentos sociais como um todo, em série de depoimentos coletados em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Recebemos diferentes declarações de nossas dirigentes de diferentes aeroportos do país, mas a mensagem, em geral, segue a mesma linha: é preciso dar voz à luta feminina, representada no papel de mulheres que seguem a dianteira não apenas no Sindicato, mas em todos os locais de fala.
Paridade no SNA
A direção do SNA segue busca constante para aumentar o número de dirigentes sindicais mulheres. A entidade não está sozinha nesta luta. A sinalização de paridade da CUT (Central Única dos Trabalhadores) estabelece a participação feminina em 50% nos cargos de direção dos Sindicatos. Atualmente, um terço da composição da representação do SNA é formada por mulheres. E o número aumenta cada vez mais.
Homenagem no Dia Internacional da Mulher
A direção do SNA aproveita o dia 8 de março para fazer uma entrevista com a diretora mais antiga da entidade, Selma Balbino. Militante há 35 anos, ela integra o trabalho no movimento sindical há 29.
Durante a conversa, ela fala sobre a importância da ocupação da mulher nos espaços políticos, narra sua emocionante história e convoca aeroviárias a se integrarem, cada vez mais, às atividades do Sindicato.
Confira a entrevista e nossos depoimentos!
Leia mais:
Conheça a primeira mulher eleita diretora do SNA em Belém (PA)
Posse do SNA é marcada pelo crescimento de mulheres na direção
Texto e fotos: Ag. Amora