fbpx
Segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2019 FENTAC | Sindicato Nacional dos Aeroviários | SNA

SNA participa de segunda rodada de negociação com SNEA

Confira o resultado da reunião com empresas aéreas que debate o aumento de salários da categoria e atualização da Convenção Coletiva de Trabalho.

A segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2019 entre sindicatos da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil) e SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) foi realizada em 22 de outubro, na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo. A direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) foi representada pela coordenadora da região sul, Patrícia Gomes, e pelo presidente Luiz Pará.

Após a reforma trabalhista, garantir a manutenção de todas as cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) se tornou um grande desafio para os sindicatos. Ainda assim, durante as negociações, representantes sindicais buscam não só manter todos os direitos como incluir novas cláusulas sociais, além de conquistar aumento real nos salários e demais cláusulas econômicas. A diretora do SNA Patrícia Gomes avalia que o processo não será fácil, por isso é importante contar com total apoio da categoria.

Cláusulas sociais

Apesar das dificuldades, Patrícia acredita que as empresas estejam favoráveis a criação de novas cláusulas, após algumas mudanças na redação. “O que me deixou animada foi o interesse das companhias áereas na cláusula que propomos sobre assistência à violência doméstica. A ideia surgiu após minha participação em um encontro promovido pela ITF (Federação Internacional de Transportes) à convite do SINA (Sindicato Nacional dos Aeroportuários)”, conta a coordenadora regional.

O aumento nos salários e demais cláusulas econômicas não chegou a ser discutido. A expectativa para o próximo encontro, agendado para 5 de novembro, é de que as empresas apresentem uma contraproposta à reivindicação dos sindicatos, além de suas sugestões de atualização da CCT. Com os dados em mãos, Sindicatos vão acionar as categorias de aeroviários e aeronautas para apresentar as pautas em assembleias.

Confira as principais reivindicações da categoria:

  • Reajuste salarial: INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período, mais 2% de ganho real;
  • Aumento de 6% nas demais cláusulas econômicas;
  • Mudança na redação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) no item de horas extras, com a retirada de ambiguidade no texto que fala sobre compensação;
  • Inclusão de responsabilização da empresa por itens obrigatórios da apresentação pessoal, como é o caso do kit maquiagem. A exigência da companhia faz parte do uniforme e Sindicatos acreditam que empregadores devem arcar com esse custo;
  • Folga agrupada mensal;
  • Acomodação individual para cursos oferecidos pela empresa;
  • Esclarecimento do sentido de força maior na mudança de escalas;
  • Aumento do número de dirigentes nas nossas bases do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Leia também:
Sindicatos se reúnem com empresas aéreas na primeira rodada de negociação
Sindicato participa de primeira rodada de negociação com SNETA
Sindicato se reúne com Latam para avaliar atualização da CCT

Texto: Ag. Amora | Foto: Divulgação

Compartilhe