Direção do SNA recebeu nesta segunda-feira, dia 14 de abril de 2025, através de nosso Diretor Jurídico e a Coordenação Centro-Oeste o João Gazolli, Negociador Sindical do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) e o advogado da entidade, na sede nacional em Brasília, DF.
A pauta da reunião tratou de uma avaliação conjunta dos desafios institucionais e operacionais no setor para garantir maior segurança com medidas e garantias, vislumbrando os desafios das empresas e dos aeroviários em dialogarem sobre como estabelecer melhores condições de trabalho, performance, salários e auxílios, férias e jornada de trabalho.
Sobre a visita do SNEA
Buscando estabelecer melhores condições de diálogo, aproximação para conhecer dirigentes sindicais e tratar das pautas comuns bem antes das negociações das convenções coletivas que iniciam em setembro e concluem em dezembro anualmente, o Negociador do SNEA, João Gazolli tem agendado reuniões com os sindicatos dos trabalhadores aeroviários no Brasil. Iniciando este périplo, prestigiou o nosso SNA numa reunião com nossos dirigentes que durou uma hora e meia.
Apoio à participação na Eleição do SNA
Aproveitando o ensejo nosso dirigente Carlão, Coordenador da Região Centro-Oeste do SNA, e o Felipe Silva, nosso Diretor Jurídico, mencionaram a aproximação do sufrágio eleitoral dos aeroviários e solicitaram ao Presidente do SNEA, que interceda junto às empresas para facilitar e garantir a participação dos nosso filiados ao pleito, pois haverão urnas itinerantes nas bases, o que foi respondido positivamente.
Na reunião do SNEA com o SNA estavam presentes: Advogado e Negociador do SNEA, João Gazolli e pela direção do SNA, nosso diretor jurídico Felipe Silva (no centro de vermelho), nosso coordenador da região centro-oeste Carlão, delegado sindical Josenildo e nosso advogado Dr Ricardo Gentil.
Também foi comunicado a mensagem do Presidente do SNA, Luiz Rocha (Pará) que não pode estar presente em Brasília, agradecendo pela visita e fortalecendo as pautas apresentadas pela direção participante.
Pautas debatidas com o SNEA
- Itens apresentados:
1. Criação do Piso Salarial dos APACS
Uma luta que se aproxima o desfecho, uma vez que o SNEA compreende que esta conquista ajuda as empresas a qualificar a melhor atuação técnica destes profissionais, que atuam tanto nas empresas aéreas, terceirizadas e até concessionárias.
2. Aumento do valor do Plano de Saúde
O SNA destaca a defasagem dos valores para melhor atender as coberturas básicas, internação e consultas na cobertura pelos planos de saúde. O presidente do SNEA recebeu com atenção os argumentos e se comprometeu em tratar esta necessidade com as 7 empresas patronais que representa.
3. Participação nos Lucros
Apenas a LATAM garante tal participação aos seus empregados e pelo ótimo resultado obtido sobre engajamento, qualificação e performance alcançados pelos trabalhadores em prol da rentabilidade da empresa, o SNA trouxe ao SNEA, a necessidade de que este mecanismo seja incorporado pelas demais empresas filiadas à entidade.
4. Kit Maquiagem
Ainda sem aprovação, o item faz pauta dos manuais de postura aos trabalhadores das empresas aéreas e tem alto impacto mensal nos salários sobretudo das mulheres e é por isto, que o SNA continua insistindo com o SNEA e as empresas áreas assumam o fornecimento deste item como instrumento complementar para garantir o nível de apresentação junto ao público e clientes passageiros.
5. Precariedade dos aeroviários da VOEPASS / Passaredo
Após iniciar o processo de recuperação judicial, a VOEPASS tem parcelado e efetuado com atrasos o pagamento de salários, além de demissões de vários colegas após devolver 6 aeronaves aos credores. Este ponto foi destacado por nossos dirigentes do SNA junto ao Negociador do SNEA, para que as demais empresas tenham sensibilidade em absorver essa mão de obra qualificada, o que foi confirmado, uma vez que constatamos que já acontece com os mecânicos, mas que insistimos, seja também estendido às demais ocupações profissionais.
Balanço da Reunião do SNA com o SNEA
Pelo tom cordial e dileta atenção às nossas pautas, o Negociador do SNEA reafirma sua sensibilidade estratégica ao reconhecer a representativa legitimidade nacional do SNA junto à força de trabalho dos aeroviários no Brasil. Há dois anos como Negociador do SNEA, João Gazolli mudou radicalmente a qualidade do relacionamento institucional com os sindicatos dos trabalhadores, demonstrando cautela, empatia e flexibilidade nas negociações, que tem logrado a recuperação progressiva do poder de compra dos salários da categoria. Por causa desta liderança que aqui reconhecemos, conseguimos negociar a maioria das pautas reivindicadas superando impasses sem precisar judicializar no TST.
Diante disto, nosso SNA continua intensificando sua pauta de lutas buscando avançar a negociação com o sindicato patronal SNEA, fundamentando seus argumentos em prol dos aeroviários e com eles tendo a recepção respeitosa atenciosa para discutirmos como viabilizá-las.


Fique por dentro
Para se manter informado (a) sobre as atualizações disponibilizadas pelo SNA, siga nossos canais:
Canal do Youtube Imprensa SNA Instagram @snaeroviarios