Prestadora de serviços DNATA, base Aeroporto de Porto Seguro (BA), promove série de melhorias no ambiente de trabalho nos últimos meses, após denúncia feita pelo SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) no MPT (Ministério Público do Trabalho) que resultou em Inquérito Civil.
O resultado da perícia, realizada em 2017, comprovou o que os profissionais da terceirizada sofriam na pele: climatização indevida, cadeiras em condições precárias, ambiente com grande risco de acidentes de trabalho, péssima instalação nos vestiários, irregularidade no processo de transporte manual de cargas, número insuficiente de representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e falhas no fornecimento do EPI’s (Equipamento de Proteção Individual).
Iniciativa do SNA
Nilton Mota, coordenador da região nordeste do SNA e responsável pela ação contra a DNATA, comemora as medidas adotadas pela prestadora de serviços aéreos após determinação do MPT. Mas lamenta o discurso adotado pela terceirizada.
“As mudanças foram resultado de uma ação do SNA. Mas o que a DNATA alega é que a direção local, preocupada com as condições de trabalho dos profissionais, tomou a iniciativa sozinha. O que não é verdade. Eles foram obrigados a se enquadrar à determinação da lei após nossa denúncia no MPT”, afirma Nilton.
O diretor do SNA pede que todos os profissionais que tiverem alguma denúncia de irregularidade não só contra a DNATA, mas em qualquer empresa aérea, não deixe de acionar a direção do Sindicato, para que as devidas providências sejam adotadas.
Texto: Ag. Amora | Foto: divulgação MPT