Representantes do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participam da primeira rodada da Campanha Salarial com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), no dia 4 de novembro. O encontro, realizado por vídeoconferência, definiu o calendário das próximas negociações referentes a atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para funcionários da Gol e da Azul em 2021.
As próximas reuniões entre representantes do SNA e das companhias aéreas acontecem nos dias 11, 18 e 25 de novembro. Apesar de a categoria aeroviária já ter apresentado a pauta de reivindicação, aprovada durante assembleias itinerantes nos aeroportos realizadas por dirigentes sindicais, o SNEA ainda não colocou sua proposta em mesa.
Porém, durante a negociação, empresários questionaram pedido de aumento real por parte dos trabalhadores. Luiz Pará, presidente do SNA, informa que além de reajuste salarial acima do percentual da inflação, dirigentes sindicais não abrem mão da manutenção das cláusulas da CCT em sua integralidade.
“A aviação está em grande processo de recuperação. Aumentar os salários dos funcionários é possível, sim”, declara Pará. Além dele, representaram o Sindicato o coordenador da região nordeste, Lucas Viana, e o advogado trabalhista Álvaro Quintão.
Reivindicação de atualização da CCT dos aeroviários
Principais reivindicações de atualização da CCT dos aeroviários 2021, enviadas pelo SNA às empresas aéreas:
- Reposição salarial de acordo com o INPC, mais aumento real de 2%;
- Aumento de 10% no vale alimentação;
- Aumento de 6% no vale refeição;
- Pagamento integral do Plano de Saúde por parte das empresas para profissionais que recebem até R$ 5 mil e pagamento de 15% por parte da categoria, nos demais casos.
Fique por dentro das novidades da Campanha Salarial com o SNEA
Para se manter informado (a) sobre as atualizações disponibilizadas pelo SNA, siga nossos canais:
Canal do Youtube Imprensa SNA
Instagram @snaeroviarios
Facebook Sindicato Nacional dos Aeroviário
Créditos das fotos: Reprodução
Leia também:
Convênio do SNA garante planos de saúde com condição especial