fbpx
SNA assina CCT da categoria aeroviária com empresas aéreas | Sindicato Nacional dos Aeroviários

SNA assina CCT da categoria aeroviária com empresas aéreas

Negociações entre Sindicatos da FENTAC e companhias aéreas garantem aumento real em todas as cláusulas econômicas.

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) assina atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), no dia 8 de novembro, e encerra a Campanha Salarial 2023/2024.

As negociações entre Sindicatos filiados à FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil) e companhias do setor garantiram aumento real em todas as cláusulas econômicas. Já as cláusulas sociais vão ser debatidas durante as reuniões bimestrais que acontecem anualmente.

A atualização da CCT da categoria aeroviária garante as seguintes conquistas:

– Nos pisos: reposição de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor), mais 3% de aumento real;

– Nos salários e demais cláusulas econômicas: reposição do INPC, mais aumento real de 1% ;

– Apesar de a data base da categoria ser em dezembro, o reajuste vai retroagir aos meses de outubro e novembro. Ou seja, no próximo contracheque, profissionais vão receber também o acréscimo desses dois meses;

– O INPC do período está previsto em 4,51%, o valor exato é divulgado em dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Caso o percentual fique abaixo do esperado, fica mantido os 4,51% de reposição para categoria. Caso fique acima, trabalhadores e trabalhadoras vão receber o valor correspondente ao aumento.

– Ou seja, profissionais da aviação civil têm garantido, no mínimo, aumento de 7,51% em todos os pisos e 5,51% nos salários e demais cláusulas econômicas. O percentual pode aumentar, de acordo com o anúncio do INPC do período.

Quem vai ser beneficiado com a assinatura da CCT da categoria aeroviária?

O acordo firmado abrange Gol, Azul, prestadoras de serviços e demais companhias aéreas, com exceção da Latam. SNA e demais Sindicato filiados à FENTAC seguem em negociação com essa empresa e com as de Táxi Aéreo.

Representaram o SNA nas rodadas de negociação o diretor responsável pela coordenação da região nordeste, Lucas Viana, e o presidente da entidade Luiz Pará. A pauta de atualização da CCT foi aprovada pela categoria nas assembleias itinerantes realizadas pelo Sindicato, nos principais aeroportos do Brasil, nos dias 6 e 7 de novembro.

Fique por dentro

Para se manter informado (a) sobre as atualizações disponibilizadas pelo SNA, siga nossos canais:
Canal do Youtube Imprensa SNA
Instagram @snaeroviarios
Facebook Sindicato Nacional dos Aeroviários

Leia mais:
Campanha Salarial 2024: SNA convoca categoria às assembleias

Compartilhe