SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) assina CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2020 com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), no dia 6 de janeiro, em São Paulo. Categoria aeroviária é representada pelo presidente do Sindicato, Luiz Pará, e pela assessora jurídica da entidade, Viviane Rocha. A proposta foi aprovada pela categoria durante assembleias itinerantes realizadas por dirigentes sindicais em diferentes aeroportos do país.
Além de conseguir manter todos os direitos trabalhistas estabelecidos pela CCT, a direção do SNA garante para aeroviários e aeroviárias reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas de acordo com o INPC (Índice Nacional do Consumidor) do período, calculado em R$ 3,37%.
Uma importante conquista nas cláusulas sociais é a transferência da licença maternidade para o pai, em caso de falecimento da mãe. Outra mudança diz respeito as férias, que podem, a partir de agora, ser parceladas em até três períodos distintos.
Campanha Salarial após Reforma Trabalhista
Após a Reforma Trabalhista, empresas podem optar por não cumprir mais a CCT da categoria após a data base, que no caso dos aeroviários é em 1 de dezembro. Dentro deste atual contexto político, manter direitos historicamente conquistados pelo Sindicato como a cesta básica e o pagamento dobrado da hora extra já é um grande avanço. Ainda assim, a direção do SNA tem o comprometimento de buscar constantes melhorias para profissionais da aviação civil.
A assinatura da CCT com o SNEA é válida para todos os aeroviários e aeroviárias que atuam nas empresas aéreas comerciais, com exceção da Latam, que iniciou nesta última Campanha Salarial o processo de negociação em separado por meio de acordo coletivo.
Texto: Ag.Amora | Fotos: Divulgação
Leia também:
SNA fecha acordo coletivo com a Latam para 2020
Fim Campanha Salarial Táxi Aéreo 2019: SNA assina CCT com SNETA
Assembleias Campanha Salarial 2019: Sindicato convoca categoria