Nem mesmo a Reforma que flexibilizou as leis trabalhistas fez com que o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) deixasse de atuar em benefício da categoria. Uma prova foi a Campanha Salarial 2021, que garantiu aos profissionais de táxi aéreo um abono de R$ 750, pago à vista, mais 0,5% de reajuste do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) nos salários.
Porém, o trabalho não pode parar. E convocamos profissionais dos heliportos para uma conversa muito especial. A pandemia Covid-19 tem sido usada como desculpa pelos empregadores para flexibilizar importantes direitos trabalhistas. Mais do que nunca, precisamos nos unir para garantir a manutenção de conquistas históricas do Sindicato em importantes cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).
Por isso, desenvolvemos uma pesquisa, disponibilizada em nosso link https://bit.ly/3tSr3PO. E gostaríamos da sua colaboração para fazer um trabalho ainda melhor. Acesse nosso link e participe! Vamos estudar cada uma das respostas e dar um retorno o quanto antes! Sua identidade será preservada, fique à vontade para responder o que quiser!
CLIQUE E PARTICIPE DA PESQUISA SOBRE O SETOR DE TÁXI AÉREO
Como anda o diálogo do SNA com as empresas do setor de Táxi Aéreo?
A relação do SNA com o patronal melhorou desde que o novo presidente do SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo), Geraldo Strambi, assumiu o cargo. Ele tem se mostrado um homem de diálogo, aberto a escutar as demandas da categoria. Por isso, mais do que nunca, é importante sabermos sobre as atuais necessidades da categoria.
Uma das propostas estudada pelas empresas, que pode beneficiar a categoria, é a criação de uma previdência complementar. Após a aposentadoria, boa parte dos profissionais de táxi aéreo sofre grande queda no poder aquisitivo. Buscar alternativas para garantir que esses trabalhadores continuem a receber uma faixa salarial similar torna-se cada vez mais necessário.
Juntos somos fortes!
Vivemos em um país de grande desigualdade social. Para garantir que os direitos dos profissionais sejam preservados e conquistar melhorias na ambiente de trabalho, a união dos profissionais é primordial.
O Sindicato vem com a função de ser a voz dos trabalhadores, questionando irregularidades e exigindo melhor qualidade de vida para a categoria, sem que profissionais precisem se expôr diante dos empregadores.
A mobilização para o fortalecimento do SNA depende de você! Precisamos de seu apoio, por meio da sindicalização, para seguir com nosso papel social de defesa dos direitos dos aeroviários e aeroviárias. Sindicalize-se!
Você conhece o diretor do SNA de táxi aéreo?
O técnico de manutenção Alexandre Oliveira, que atua no Heliporto de Macaé (RJ), na empresa Líder , é responsável pela representação de Táxi Aéreo em todo o Brasil. Quando assumiu o cargo, no mandato de 2016, a relação com as companhias do setor era mais conturbada, o que resultou em sua demissão.
Porém, a assessoria jurídica do SNA acionou a justiça e garantiu a reintegração de Alexandre, que segue, até hoje, realizando seu trabalho como funcionário da companhia aérea e representante do SNA!
Para tirar suas dúvidas e receber devidos esclarecimentos de nosso representante, você pode enviar e-mail para atendimento@sna.org.br ou enviar mensagem para o WhatsApp (22) 98143-4799. Confira a entrevista que realizamos com ele!
Entrevista com Alexandre Cavalcanti
SNA – Qual é a importância do trabalho sindical?
Alexandre Cavalcanti – O Sindicato existe para proteger os direitos do trabalhador. Afinal, as empresas sempre escolhem o caminho que vise aumentar seus lucros. Se depender apenas dos empregadores, a legislação trabalhista corre o risco de ser constantemente descumprida. Uma entidade forte como o Sindicato Nacional dos Aeroviários garante a sobrevivência dos direitos da categoria.
SNA – O que o SNA tem feito para melhorar a situação dos profissionais do setor de Táxi Aéreo?
Alexandre Cavalcanti – A negociação direta entre empregadores e empregados não é suficiente para garantir os direitos da categoria e expõe o trabalhador a possíveis retaliações. É comum recebermos denúncias que envolvam o não pagamento de periculosidade, horas extras, equiparação salarial e pagamento das diárias.
O Sindicato, por meio de seus dirigentes sindicais, além de mediar esse diálogo, garantindo que a identidade do funcionário seja preservada, tem um ótimo corpo jurídico que orienta profissionais sobre como agir e acionar a justiça quando necessário.
Também atuamos com grande empenho nas Campanhas Salariais para garantir reajuste digno e manutenção das cláusulas históricas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), conquistadas ao longo dos anos por esta entidade. O setor apresenta muitos problemas e estamos sempre em ação para questionar o patronato.
SNA – Como você desempenha o trabalho de base nos Heliportos?
Alexandre Cavalcanti – Em função da pandemia, minhas visitas aos heliportos tiveram considerável diminuída, mas sigo no contato diário online com a categoria. Recebo denúncias, tiro dúvidas e faço encaminhamentos para o nosso setor jurídico. Estou aberto para receber mensagens do profissionais que precisarem de qualquer tipo de orientação. Continuarei lutando para que os direitos da categoria sejam atendidos, fortalecendo cada vez mais o trabalho sério realizado por toda a diretoria do SNA.
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