Sindicato Nacional dos Aeroviários
79 anos de LUTA
O SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), maior entidade da categoria no Brasil, é responsável pela representação dos aeroportos em 22 estados do país. Foi fundado em 25 de agosto de 1944 e, desde então, luta pela manutenção de direitos e por melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da aviação civil.
O constante trabalho realizado pela direção deste Sindicato ao longo das últimas décadas garantiu duas grandes conquistas: uma das melhores CCTs (Convenção Coletiva de Trabalho) do país para aeroviários e aeroviárias e a Regulamentação Profissional da categoria, assinada pelo ex-presidente do Brasil, João Goulart, então Ministro do Trabalho, na antiga sede do SNA.
Direito a seis horas de jornada para profissionais que atuam na pista, cesta básica, folgas agrupadas, creche para aeroviárias com filhos de menos de dois anos, pagamento de 100% a 150% nos domingos e feriados, extensão da licença maternidade de quatro para seis meses, pagamento do adicional de periculosidade para trabalhadores que frequentam a pista em vários aeroportos, foram apenas algumas das vitórias alcançadas por esta entidade ao longo de suas sete décadas e meia de existência.
Porém, cada vez mais se faz necessário não apenas buscar melhorias, mas também garantir que os direitos conquistados sejam mantidos. Principalmente após a Reforma Trabalhista, implementada em 11 de novembro de 2017, que cria a possibilidade de perda das cláusulas da CCT.
Esta entidade acredita que um verdadeiro Sindicato não é constituído apenas de sua direção, mas sim, é resultado da interação da categoria. Por isso, todos aeroviários e aeroviárias estão sempre convidados a participar de nosso trabalho, para que juntos possamos construir um SNA cada vez mais forte e combativo.