fbpx
Proposta de ACT da Latam é aprovada com 95,7% pela categoria | Sindicato Nacional dos Aeroviários

Proposta de ACT da Latam é aprovada com 95,7% pela categoria

Após demissões em massa, rescisões iniciam nesta segunda, dia 17, e vão até a próxima sexta, 21 de maio.

95,7% dos profissionais da Latam aprovaram proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), durante assembleias virtuais realizadas pelo SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) na última sexta, 14 de maio. Após demissão em massa nos setores de rampa, limpeza e GSE, que foram terceirizados sem qualquer notificação prévia, a empresa apresentou alguns termos complementares de indenização. As rescisões iniciam hoje, dia 17, e vão até a próxima sexta, 21 de maio.

A direção do SNA lamenta profundamente a medida adotada pela Latam. Após ser informada sobre a iniciativa, tentou de todas as formas possíveis, dialogar com a companhia aérea para reverter o quadro. Infelizmente não foi possível e ficou ao encargo dos dirigentes sindicais negociar as cláusulas do ACT a serem levadas para votação.

Recontratação por parte da terceirizada na proposta de ACT

Alguns profissionais questionaram o porquê de não ter sido negociada uma cláusula no ACT que garantisse que parte dos profissional demitidos fossem recontratados pela empresa prestadora de serviços que assumiu as atividades. A legislação trabalhista não permite essa manobra, por isso, semelhante cláusula não foi sequer pensada para o acordo.

Fique por dentro das novidades sobre o SNA

Para se manter informado (a) sobre as atualizações disponibilizadas pelo SNA, siga nossos canais:
Canal do Youtube Imprensa SNA
Instagram @snaeroviarios
Facebook Sindicato Nacional dos Aeroviário

Leia mais:
Demissões em massa na Latam: SNA convoca assembleias virtuais
Escola de Aviação Civil: sócios e sócias têm 50% de desconto

Compartilhe