Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa de reunião com empresas de Táxi Aéreo, no dia 8 de maio, na sede do SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo), no Rio de Janeiro, para debater a situação do setor à nível nacional. A partir de agora, esses encontros vão ocorrer a cada dois meses, para que possa haver uma ponte constante entre trabalhadores dos heliportos e empregadores.
Participaram do encontro Geraldo Strambi, presidente do SNETA e diretor da Líder Táxi Aéreo; Heron Nobre, diretor da TAM Executiva; Diogo Dourado, diretor da Brasil Vida Táxi Aéreo; Glória Brasil, assessora jurídica do SNETA. Segundo diretor de Táxi Aéreo do SNA, Alexandre Cavalcanti, o objetivo é que nos próximos encontros compareçam representantes de todas as empresas do setor que atuem nas bases do Sindicato.
Pautas do encontro
Nesse primeiro momento, foram abordadas algumas pautas gerais como pagamento de horas extras para profissionais que realizarem cursos nos dias de folga; fim das demissões de mecânicos na Líder, em função do atual excesso de trabalho para poucos funcionários; fim de quartos duplos nas estadias dos profissionais; facilitação do acesso do Sindicato dentro das empresas; atualização do Sindicato sobre eleições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Segundo o diretor do SNA Alexandre Cavalcanti, as empresas se demonstraram amigáveis e disponíveis a avaliar os casos apresentados. Possibilidades para a solução dos problemas vão ser apresentadas no próximo encontro, daqui a dois meses. “Vou conversar com profissionais de diferentes empresas para fazer um levantamento sobre suas necessidades. O objetivo desses encontros e resolver as demandas da categoria a partir do diálogo, sem precisar de apelo às vias judiciais. Esperamos que as empresas estejam, de fato, tão abertas quanto demonstraram nesse primeiro momento”, afirma o dirigente sindical.
Além dele, representaram o SNA no encontro o presidente da entidade, Luiz da Rocha Cardoso Pará, e assessora jurídica do Sindicato, Dra. Monique Almeida Ferreira.
Texto: Ag. Amora | Foto: Divulgação