fbpx
Aeroporto de Brasília

SNA sinaliza greve na Security SATA do Aeroporto de Brasília (DF)

Caso empresa terceirizada não respeite a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria aeroviária, uma paralisação vai ser realizada pelos APACs.

Caso a Security SATA do Aeroporto Internacional de Brasília (DF) não apresente proposta para mudar as políticas de emprego dos APACs (Agente de Proteção da Aviação Civil), profissionais vão paralisar as atividades em 12 de setembro. Esta é mensagem do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) para a direção da prestadora de serviços.

A confirmação da greve será dada no dia 11, após reunião com a empresa terceirizada e a Inframérica, administradora responsável pelo aeroporto. Segundo o coordenador do Sindicato responsável pela região centro-oeste, Elias Souza, tudo depende de a Security SATA se comprometer em respeitar a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e atender as reivindicações dos funcionários e funcionárias.

Entenda o caso

Com a diminuição do volume de passageiros, a Inframérica lançou novo edital com proposta de redução do quadro de contratações do aeroporto. A Security foi escolhida por oferecer menor custo e, para se adequar aos novo contrato, promove uma série de alterações.

O problema é que algumas delas sequer respeitam o estabelecido pela CCT, como é o caso da redução da força de trabalho. Profissionais são demitidos de forma indiscriminada, sem que critérios legais sejam respeitados.

A prestadora de serviços também impõe alteração na jornada de trabalho que aumenta a carga horária diária, sem acréscimo nos salários. Foi criada uma nova escala em que profissionais apenas podem compensar com folga, sem remuneração.

Por outro lado, existe a proposta de diminuição de salários com a redução da carga horária de 6h para 4h. Nenhuma das possibilidades conta com o apoio dos APACs, que se organizam em uma paralisação em 12 de setembro, caso nenhuma nova proposta seja apresentada pela Security na reunião do dia 11.

Texto: Ag. Amora | Foto: Divulgação

Compartilhe