fbpx
Ato do SNA em 2017, no Aeroporto Tom Jobim, Rio de Janeiro, mostra que a organização da classe garante direitos

O que é um Sindicato e como ele funciona?

Conhecer o papel social dos Sindicatos é fundamental no processo de questionamento dos direitos trabalhistas.

O Sindicato é uma organização formada por profissionais de uma mesma categoria profissional, que tem como objetivo a manutenção e conquistas de direitos trabalhistas. Os representantes sindicais são eleitos pelos trabalhadores e trabalhadoras, que devem escolher quem são os seus representantes.

Os dirigentes sindicais têm direito à estabilidade, ou seja, não podem ser demitidos da empresa durante seu mandato, que dura em torno de três anos. O período pode ser estendido, caso o dirigente seja reeleito. O trabalhador ou trabalhadora pode se candidatar quantas vezes desejar. Um bom dirigente sindical consegue se manter no cargo durante toda a sua carreira profissional, caso seja de seu interesse e do interresse da classe que representa.

Para realizar o trabalho de base, o dirigente precisa ser convocado.O Sindicato envia um documento para o empregador, em que solicita que o trabalhador seja liberado das atividades laborais em determinada data. Neste dia, a obrigação do representante sindical é com a realização de trabalhos para o Sindicato, não para a empresa.

No caso do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), profissionais são convocados para organizarem assembleias com a categoria, distribuírem informativos do Sindicato, realizarem cursos de formação sindical, participarem de reuniões estratégicas da direção e organizarem ações junto os trabalhadores e trabalhadoras. Profissionais que tenham interesse em se tornar representantes sindicais podem acionar o SNA no contato atendimento@sna.org.br.    

Para conhecer as conquistas deste Sindicato, você pode acessar nossa CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e entender sobre a representatividade desta entidade.

Compartilhe