Após meses de reivindicações e denúncias da direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) de Florianópolis (SC), é iniciada mudança na estrutura do Aeroporto Hercílio Luz. Os tetos de vidro ganham cobertura, já que sua atual disposição ocasiona luminosidade e calor excessivo, resultando em erros nos procedimentos e mal estar nos funcionários do check-in.
Mudança da estrutura do aeroporto: entenda o caso
Para que a mudança ocorresse foi necessário um longo processo. A diretora do SNA Patrícia Gomes buscou, inicialmente, apoio do Sesmet (Setor de Segurança do Trabalho) do aeroporto e das companhias aéreas. Juntos contactaram um perito que concluiu no laudo luminosidade e calor muito acima do permitido pelas normas da segurança do trabalho.
O documento foi apresentado à Floripa Airport, responsável pela administradora do aeroporto. Mas diante do descaso da entidade em resolver a situação, foi feita uma denúncia aos órgãos MPT (Ministério Público do Trabalho) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), além da mobilização da categoria aeroviária e imprensa.
Após todo esse processo, no final de janeiro a Floripa Airport iniciou as mudanças necessárias na infraestrutura do aeroporto. Para a dirigente sindical Patrícia Gomes, esta foi uma vitória do movimento sindical, junto às empresas aéreas. “Isso mostra nossa força, quando nos unimos em confiança mútua para melhorar o ambiente laboral da categoria”, declara Patrícia.
Ela alerta profissionais aeroviários sobre a importância de observar o local de trabalho e comunicar dirigentes sindicais sobre possíveis desvios nas normas da segurança do trabalho. “Trabalhar nos aeroportos requer muita responsabilidade. Realizar nossas atividades com conforto mínimo é primordial. Não deixe de informar a/o representante do SNA de sua base sobre possíveis irregularidades”.
Texto: Ag. Amora | Foto: Patrícia Gomes
Leia também
Perícia confirma excesso de luminosidade no novo terminal de Florianópolis