fbpx
Dirigentes sindicais mulheres reunida durante curso do DIEESE que debate igualdade de gênero no mercado de trabalho.

Gênero no mercado de trabalho é tema de curso do DIEESE

Sindicato Nacional dos Aeroviários participa de encontro que busca debater a equidade de gênero e melhorar as condições de trabalho para todas e todos.

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa do curso de extensão “Gênero e Trabalho – Uma abordagem plural e contemporânea”, no dia 30 de agosto, em Florianópolis (SC). O objetivo do encontro foi debater a diversidade no mercado, a partir de recentes estudos e pesquisas sobre o tema.

A atividade promovida pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas) contou com o apoio da Secretaria de Mulheres da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e teve a participação de dirigentes sindicais mulheres de todo o estado.

O SNA foi representado pela diretora Patrícia Gomes, responsável pela coordenação da pasta da região sul do Brasil. “Foi uma excelente experiência ter a oportunidade de trocar ideias com diferentes entidades sobre questões de gênero no mercado de trabalho”, declara. Segundo ela, o debate não envolveu apenas mulheres, mas todos os grupos considerados minorias.

Quem abordou muito bem o tema foi a palestrante Thamires Cristina da Silva, socióloga e professora da Escola DIEESE. Segundo ela, a proposta do encontro surge como uma estratégia para melhorar as condições de trabalho para todas e todos. “Nossa expectativa é estimular uma reflexão que possa contribuir com as práticas sindicais nos dias de hoje”, afirma.

Paridade

A direção do SNA apoia todos os debates que visem a equidade de gênero. Na busca pela paridade, a entidade já conta com 20% de mulheres em seu quadro de representantes. O objetivo é aumentar ainda mais este número nas formações da próxima direção.

“E que venham mais oportunidades de debater o nosso atual papel na sociedade, com a oportunidade de troca com essas mulheres batalhadoras, de diferentes setores no mercado de trabalho”, declara Patrícia Gomes, diretora do SNA.

Texto: Ag. Amora | Foto: Divulgação

Compartilhe