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DNATA Aeroporto de Natal (RN) | SNA faz denúncia no MPT | Sindicato Nacional dos Aeroviários

DNATA de Natal (RN): aeroviário é impedido até de beber água

SNA apresenta denúncia no MPT contra irregularidades cometidas no aeroporto pela terceirizada da Latam, Gol e Azul.

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) apresenta denúncia no MPT (Ministério Público do Trabalho) contra a DNATA do Aeroporto de Natal (RN) , no dia 8 de março, após funcionários revelarem uma série de graves irregularidades cometidas pela prestadora de serviços auxiliares.

Irregularidades cometidas pela DNATA do Aeroporto de Natal

– Condições insalubres: precariedade e grande concentração de sujeira nos ambientes aonde ficam armários e banheiros. Além de muito pequeno, o local aonde são realizadas as refeições não possui micro-ondas para esquentar a comida e fica cheio de goteiras quando chove.

– As férias são avisadas, muitas vezes, apenas dois ou três dias antes de iniciarem, impossibilitando os profissionais de se programarem.

– Reuniões com as gestões são intimidadoras, resultando quase sempre em assédio moral;

– A gerência proíbe profissionais da rampa de beberem água durante o atendimento de voos. Considerando que, geralmente, não há tempo de descanso entre o suporte a uma aeronave e outra, trabalhadores ficam impossibilitados de se hidratarem na pista.

– Funcionários com carga horária de três e quatro horas diárias são obrigados a fazer hora extra de até duas horas, sem direito a intervalo. Os que atuam com jornada de seis, com frequência também não conseguem uma pausa durante as atividades.

– Profissionais não recebem a remuneração dos domingos e feriados trabalhados, conforme estabelecido pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria;

– Não há profissionais suficientes nas operações de aeronaves. O trabalho que deveria ser realizado por duas ou três pessoas, é feito por um único aeroviário.

A DNATA é contratada pelas companhias aéreas Latam, Gol a Azul, co-responsabilizadas pela política adotada por essa prestadora de serviços com seus funcionários. A direção do SNA lamenta que empresas bem posicionadas no mercado insistam em terceirizar suas atividades para esse tipo de gestão.

A denúncia no MPT foi realizada pelo advogado Glaydson Soares, responsável pela assessoria jurídica do SNA no Aeroporto de Natal. Ele informa que, em breve, a DNATA pode ser intimada a prestar esclarecimentos.

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