Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) e demais sindicato filiados à FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil) participa de encontro com a Latam por videoconferência, no dia 27 de maio. Empresa convocou reunião para informar atual situação financeira e esclarecer sobre a necessidade de redução do quadro de funcionários, após expiração do acordo de Licença não Remunerada firmado com as entidades no início da pandemia do Covid-19.
Segundo a Latam, a queda na demanda dos voos gerou a necessidade de restruturação no setor. A companhia aérea ainda não informou o percentual de demissões à nível nacional que devem iniciar a partir de junho, mas garante que todo o processo vai ser realizado em contato constante com os sindicatos. O objetivo é construir uma ponte entre empregadores e funcionários, para que o impacto no setor seja o menor possível com as demissões na Latam.
Recuperação Judicial e demissões na LATAM
A empresa também informa que o pedido de Recuperação Judicial da LATAM em diferentes países não inclui a sede no Brasil. Novas reuniões vão ser agendadas ao longo das próximas semanas para manter sindicatos atualizados sobre as medidas adotadas pelos empregadores.
Em vídeo, Antônio Carlos Marini, Secretário Geral do SNA, pede à categoria que não se deixe influenciar por rumores e possíveis fakenews relacionadas à situação da companhia aérea. Novidades sobre a Latam serão informadas em nossos canais de comunicação e podem ser debatidas com os representantes sindicais em todas as nossas bases do país.
Além de Antônio Marini, representaram o SNA na reunião realizada com a Latam os coordenadores das regiões sul e nordeste do Sindicato, Patrícia Gomes e Lucas Viana.
Texto: Ag. Amora | Foto: Maciel Fogo
Leia também
Legislação Trabalhista na Covid-19: quais são os seus direitos?
Licença não remunerada na Latam: entenda o acordo coletivo