fbpx
SNA | encontro mecanicos | CNT | CENIPA

Formação profissional de mecânicos de aeronave é tema de reunião em Brasília (DF)

O assunto que gera maior preocupação é a alteração feita pela ANAC da RBAC 65, em que o tempo de treino para mecânicos recém formados pelas escolas de aviação foi reduzido de três anos para 18 meses.
SNA | encontro mecanicos | CNT | CENIPA | representante.jpeg
SNA é representado pelo dirigente sindical Cláudio Vizoni

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa de mais um encontro da CNT (Comissão Nacional de Treinamento), no dia 6 de novembro, em Brasília (DF). A reunião, que tem como principal objetivo debater assuntos ligados à formação de mecânicos de manutenção de aeronaves, pilotos e comissários, foi realizada na sede do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

O SNA foi representado pelo dirigente sindical Cláudio Vizoni, da base de Porto Seguro (BA). Segundo ele, o assunto que gerou maior preocupação durante o encontro foi a alteração feita pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) da RBAC 65, em que o tempo de treino para mecânicos recém formados pelas escolas de aviação foi reduzido de três anos para 18 meses.

Muito embora seja economicamente vantajoso para os profissionais, questionamos a qualidade técnica desses aeroviários, que terão reduzido pela metade o período de aprendizagem prática”, avalia Cláudio.

Outra alteração também bastante debatida foi a de formação desses profissionais, pela RBAC 141. “A carga horária de aprendizado do conteúdo aumentou drasticamente. As noções de língua inglesa no módulo básico, por exemplo, vai passar de 20 para 40 horas”, conta.

Apesar de a ANAC aumentar desproporcionalmente o tempo de formação teórica, profissionais questionam pautas que não estão inclusas nos cursos, mas que são essenciais para o mercado, como conhecimento prévio da legislação e cuidados na segurança de voo.

Todos os casos debatidos serão estudados pela ANAC. Além do SNA, participaram do encontro representantes da Seripa IV, Latam, Asagol, Abrapac, Embraer, Eacon, Senai de Santa Catarina, Universidades Tuiuti do Paraná e Anhembi Anhanguera.

Texto: Agência Amora | Foto: Divulgação

Compartilhe