Proposta vergonhosa é apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) durante rodada de negociação da Campanha Salarial 2021/2022, realizada com o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) em 4 de novembro. As empresas oferecem 0% de reajuste salarial e tentam retirar o direito ao pagamento dobrado das horas extras.
A contraproposta das companhias do setor para atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) rebaixa o poder de compra dos salários dos aeroviários aos níveis dos anos 90 e apaga o histórico de conquistas da categoria nos últimos 20 anos de negociações salariais.
Quais são as propostas do SNEA para a Campanha Salarial 2021/2022?
– 0% de reajuste salarial;
– Retirar da categoria o direito de pagamento de 100% e 150% de horas extras e adotar os termos estabelecidos pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), definas pós Reforma Trabalhista. Ou seja, a cláusula da CCT deixaria de existir;
– Reposição no VA de acordo com o INPC do período. Porém, segundo cálculo do DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos), esse reajuste mantém a cesta básica da categoria com um valor muito abaixo da média nacional. Para alcançar a média brasileira o reajuste deveria ser de 36,3%.
– Abono mensal de 7% calculado sobre o salário base de até R$ 10mil ou de R$700 para os salários base acima dos R$ 10 mil. Porém, abono NÃO É REAJUSTE SALARIAL e não abrange férias, 13º, FGTS e desconto no INSS;
– VR de acordo com INPC.
Qual é a reivindicação do SNA?
– Reposição das perdas salariais das datas-base de 2020 e 2021 de acordo com a variação do INPC-IBGE no período. Na última data-base (2020), a categoria registrou rebaixamento/perda salarial de 4,94%. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em agosto de 2021, o INPC-IBGE já registra alta de 10,78%.
– Manutenção de todas as cláusulas de CCT na íntegra, incluindo a de horas-extras;
– Reajuste de 36,3% no Vale Alimentação, com objetivo de alcançar o valor médio da Cesta Básica calculada pelo DIEESE em agosto de 2021.
– Kit maquiagem para aeroviárias;
– Implementação de escalas 5×1;
– Folga agrupada todos os meses.
A principal preocupação do SNA é recuperar o poder aquisitivo da categoria, que hoje pode ser comparado com o que os profissionais recebiam em 2005. Mas as empresas não só se negam a remunerar minimamente seus profissionais, como ainda tentam retirar direitos históricos do profissional da aviação civil.
A direção do SNA vai providenciar assembleias com a categoria para levar o resultado à próxima rodada de negociação. A orientação é a de que profissionais rejeitem a contraproposta apresentada. Importante lembrar que o SNEA representa companhias aéreas como Gol e Azul. Latam e empresas de Táxi Aéreo têm negociação separada.
Próximas Rodadas de Negociação da Campanha Salarial 2021/2022
SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) – 5 de novembro
Latam – 8 de novembro
SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) – 11/11
Imagem: Maciel Fogo
Fique por dentro
Para se manter informado (a) sobre as atualizações disponibilizadas pelo SNA, siga nossos canais:
Canal do Youtube Imprensa SNA
Instagram @snaeroviarios
Facebook Sindicato Nacional dos Aeroviário
Leia também:
Irregularidades na Gol são debatidas em reunião com direção do SNA