fbpx
SNA | FENTAC | Campanha Salarial | 5 rodada negociacao | reajuste salarial

Empresas querem retirar direitos da categoria em troca do pagamento do INPC

SNA vai realizar assembleias em todas as suas bases na próxima segunda, 3 de dezembro. Para dirigentes sindicais, trabalhadores não podem aceitar a flexibilização de cláusulas históricas da CCT
SNA | FENTAC | Campanha Salarial | 5 rodada negociacao | reajuste salarial
SNA é representado pela coordenadora da região sul, Patrícia Gomes

 

Empresas apenas aceitam pagamento integral do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) se conseguirem flexibilizar cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) em troca. Esta foi a proposta apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) na última rodada de negociação da Campanha Salarial 2018, realizada em 29 de novembro, com Sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores), em São Paulo (SP).

Convocação de assembleias

A direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) entende que a perda de direitos não é uma opção, já que o objetivo das Campanhas Salariais é sempre ampliar as conquistas da categoria. Trabalhadores e trabalhadoras devem dar seu parecer, se aceitam ou não a proposta de flexibilização de importantes itens da CCT, durante assembleias itinerantes que serão realizadas nos aeroportos na próxima segunda-feira, 3 de dezembro.

Vale lembrar que a Reforma Trabalhista acabou com o princípio da ultratividade. Ou seja, caso um acordo coletivo não seja assinado até a data base da categoria, trabalhadores e trabalhadoras deixam de ter direitos garantidos pela CCT até a assinatura da próxima Convenção. Por isso a participação dos aeroviários e aeroviárias nas assembleias é de extrema importância.

Propostas das empresas

Confira algumas das propostas das empresas que consistem na retirada de direitos:

Banco de horas: pagamento e compensação poderá ser feito em até um ano. Segundo o estipulado pela CCT hoje, a compensação deve ser feita no mês seguinte e, caso não ocorra, deve ser paga no próximo mês. Para a direção do SNA, querer prorrogar o prazo de pagamento de dois meses para um ano é uma proposta absurda.

Relógio de ponto: empresas buscam pleitear o controle de jornada, o que a direção do SNA considera extremamente grave. Segundo dirigentes, o atual sistema de ponto precisa ser trocado, já que levanta a possibilidade de manuseio de horas trabalhadas.

Estabilidade às vésperas da aposentadoria: cláusula que garante estabilidade de três anos às vésperas da aposentadoria teria mudança na redação.

Concessão de passagem: garantia na CCT de que as concessões não poderão ser consideradas valor atribuído ao salário. A direção do SNA considera que a Convenção é para proteção do trabalhador, não da empresa.

A próxima rodada de negociação está agendada para 6 de dezembro. A direção do SNA é representada nas negociações pela coordenadora da região sul do Brasil, Patrícia Gomes.

Texto: Ag. Amora | Fotos: Assessoria FENTAC/CUT

Compartilhe