fbpx
SNA participa da segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2018

Campanha Salarial 2018: Empresas não apresentam contraproposta na segunda rodada de negociação

Sindicatos cobraram posicionamento das companhias aéreas na próxima rodada, agendada para 7 de novembro. Aeroviários reivindicam reajuste salarial de aproximadamente 6,2%.
SNA participa da segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2018
SNA participa da segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2018

SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa da segunda rodada da Campanha Salarial 2018, no dia 31 de setembro, em São Paulo (SP), na sede do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). Como em todos os anos, as negociações serão em conjunto com os aeronautas. A reunião contou com a presença de representantes de todos os Sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores).

As empresas ainda não apresentaram contraproposta para as pautas entregues pelos Sindicatos nos dias 13 e 20 de setembro. Aeroviários reivindicam reajuste salarial de aproximadamente 6,2%. O valor corresponde ao INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período, estimado pelo DIESSE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) até o momento em 4,2%, mais ganho real de 2%.

Entre as cláusulas sociais, algumas propostas são: auxílio maquiagem, quando esta for uma exigência da empresa; obrigatoriedade de homologação dentro dos sindicatos, que deixou de ser regra com a Reforma Trabalhista de 11 de novembro de 2017; direito à folga agrupada em todos os meses; extensão do direto de auxílio creche para pais adotivos.

Patrícia Luzia Gomes, Coordenadora da Região Sul do SNA e representante da entidade na reunião, conta que durante o encontro os Sindicatos já sinalizaram que não vão abrir mão da inclusão de algumas cláusulas na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

Vejo que temos condições de avançar em cláusulas sociais se nos mantivemos firmes em nossos posicionamentos. Não foram discutidos índices financeiros nesta reunião. Apenas eliminamos o que não aceitamos de maneira alguma, para fazer andar a negociação”, conta Patrícia. Os Sindicatos cobraram um posicionamento das empresas na próxima rodada, agendada para 7 de novembro.

Texto: Ag. Amora | Fotos: Assessoria FENTAC/CUT

Compartilhe