fbpx
Swissport descumpre a Lei Cotas, que garante contratação de pessoas com necessidades especiais e é convocada para audiência no TST, junto com o Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Cota para deficientes é pauta de audiência contra Swissport

Terceirizada descumpre Lei de Cotas, que garante contratação de pessoas com necessidades especiais, e é convocada para audiência no TST, junto com SNA.
Dirigentes sindicais do SNA de Brasília (DF) acompanham presidente da entidade na audiência realizadas no TST, contra a Swissport. Terceirizada descumpre a Lei Cotas, que garante contratação de pessoas com necessidades especiais.
Dirigentes acompanham presidente do SNA na audiência

SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa de audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) em Brasília (DF), que tem como objetivo discutir a contratação de profissionais com deficiência física pela empresa terceirizada Swissport. O encontro, mediado pelo Ministro Cláudio Mascarelhas Brandão, é realizado no dia 12 de março e também conta com a representação dos Sindicatos dos Aeroportos de São Paulo (SP).

A prestadora de serviços descumpre a Lei de Cotas, que garante a oportunidade de contratação de pessoas com deficiência física nas instituições. Segundo a Swissport, as funções disponíveis não podem ser exercidas por pessoas com necessidades especiais. Mas o argumento foi rebatido pelo Vice-Presidente do Sindicato da Indústria em Construção Civil do Estado de São Paulo, Haruo Ishikawa.

Luiz Pará e Álvaro Quintão, respectivamente presidente e assessor jurídico do SNA, também se posicionaram em defesa à contratação de profissionais com deficiência física, durante a audiência. A Swissport se comprometeu em discutir com sua direção a possibilidade de acordo que estabeleça regras para esse tipo de contratação.

O advogado Álvaro Quintão explica que, caso a empresa terceirizada não queria avançar em um possível acordo, o TST vai julgar o processo. Luiz Pará, presidente do SNA, afirma que o Sindicato vai continuar acompanhando o caso.

“Estamos satisfeitos com a postura do TST e o resultado da audiência. Esperamos que a Swissport se conscientize quanto a importância social da contratação de pessoas com deficiência física”, declara o dirigente sindical.

Texto: Ag. Amora | Foto: Direção SNA

Compartilhe