SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa de audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) em Brasília (DF), que tem como objetivo discutir a contratação de profissionais com deficiência física pela empresa terceirizada Swissport. O encontro, mediado pelo Ministro Cláudio Mascarelhas Brandão, é realizado no dia 12 de março e também conta com a representação dos Sindicatos dos Aeroportos de São Paulo (SP).
A prestadora de serviços descumpre a Lei de Cotas, que garante a oportunidade de contratação de pessoas com deficiência física nas instituições. Segundo a Swissport, as funções disponíveis não podem ser exercidas por pessoas com necessidades especiais. Mas o argumento foi rebatido pelo Vice-Presidente do Sindicato da Indústria em Construção Civil do Estado de São Paulo, Haruo Ishikawa.
Luiz Pará e Álvaro Quintão, respectivamente presidente e assessor jurídico do SNA, também se posicionaram em defesa à contratação de profissionais com deficiência física, durante a audiência. A Swissport se comprometeu em discutir com sua direção a possibilidade de acordo que estabeleça regras para esse tipo de contratação.
O advogado Álvaro Quintão explica que, caso a empresa terceirizada não queria avançar em um possível acordo, o TST vai julgar o processo. Luiz Pará, presidente do SNA, afirma que o Sindicato vai continuar acompanhando o caso.
“Estamos satisfeitos com a postura do TST e o resultado da audiência. Esperamos que a Swissport se conscientize quanto a importância social da contratação de pessoas com deficiência física”, declara o dirigente sindical.
Texto: Ag. Amora | Foto: Direção SNA