O SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), maior entidade representante da categoria no Brasil, comemora 77 anos de lutas e conquistas no dia 25 de agosto. Para fazer dessa comemoração um marco, a direção da entidade propõe o resgate da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho, a partir da criação de projetos que visem o bem estar das aeroviárias e aeroviários de todo o país.
A diretora responsável pela pasta, Vivian Rios, assumiu o cargo na posse da nova direção, em julho de 2019. Apesar do pouco tempo de mandato, ela já apresenta novas propostas, que contam com a participação da categoria para serem colocadas em prática.
“Nosso objetivo é manter profissionais cada vez mais informados sobre o que seria um ambiente de trabalho saudável. Para isso, faremos uma série de publicações online que abordem pautas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras dos aeroportos a nível nacional, com a produção de vídeos e textos”, explica.
O projeto que vai definir como esse processo de conscientização vai ser realizado está sendo definido junto com a Secretaria de Imprensa do Sindicato. A demanda surge a partir da percepção do grande número de profissionais da aviação civil que adoecem no local de trabalho.
Assédio moral adoece!
A proposta inicial da direção é criar uma campanha de conscientização sobre assédio moral. A prática abusiva por parte da chefia, cada vez mais comum nos aeroportos, segundo denúncias recebidas pelos dirigentes sindicais, pode resultar em uma série de patologias físicas e emocionais.
A categoria também pode contribuir com sugestões de pautas a serem abordadas e com questionamentos sobre temas que englobem a pasta de Saúde e Segurança do Trabalho. Todo o conteúdo vai ser divulgado em nosso site e redes sociais como Facebook e Instagram.
Por isso, pedimos que todos adicionem os nossos perfis, para receberem os conteúdos em vídeo e texto que serão produzidos a partir de agora.