fbpx
Ex-representantes expulsos do SNA recebem direito à resposta.

Ex-representantes expulsos do SNA recebem direito à resposta

Ex-dirigentes não esclarecem sobre as denúncias feitas pelo Sindicato em carta aberta à categoria aeroviária.
Diretores do SNA panfletam em Brasília (DF) carta aberta dos ex-dirigentes expulsos do Sindicato

Conforme determinação judicial do Desembargador Alexandre Nery de Oliveira, do TRT 10ª Região, o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) concede direito de resposta aos ex-representantes expulsos da direção desta entidade, nas assembleias realizadas com a categoria à nível nacional, nos dias 21 e 22 de julho.

Foram eles: Elias André Ferreira de Souza (Gol/BSB), Nilton Mota Santos (TAM/Porto Seguro), Monica Angeliza Traqueira de Carvalho (Gol/Goiânia), Luiz Farrapo Lima (Gol/BSB), Evandro Marques de Souza (TAM/BSB), Wadilson Maia Aranha (TAM/BSB), Antistenes Pereira da Costa Filho (Swissport/BSB), Jadson Gomes Cerveira (Gol/BSB), Ronan Regis Dias de Oliveira (Gol/BSB), Adão Soares da Silva (Gol/BSB), Gilmar Mario da Silva (TAM/BSB), Alex Borges Andrade (TAM/BSB), Fernanda Ribeiro Andrade (TAM/BSB).

Ao longo da leitura, a categoria vai perceber que em momento algum eles se defendem das denúncias feitas pelo Sindicato, que apresentou provas para todas as afirmações que fez nos diferentes informativos distribuídos ao longo dos últimos meses.

CONFIRA NESTE LINK A REPRODUÇÃO DA CARTA NA ÍNTEGRA

Como é possível perceber, esses ex-representantes apenas se preocupam em fazer acusações infundadas, sem qualquer prova, de que a justiça cassou o registro do SNA. O que ocorreu no Rio de Janeiro foi o desmembramento da base, fazendo com que esta entidade hoje represente o estado, mas não o município do Rio. O resultado é a queixa constante dos profissionais locais sobre a pouca representatividade e poder de atuação do sindicato regional. Uma prova de que a divisão apenas prejudica a categoria.

Comprovante do registro do SNA no Rio de Janeiro

Importante lembrar que as denúncias apresentadas pelo SNA não foram feitas apenas pelos “diretores cariocas”, conforme anúncio na carta. Mas pelos representantes de TODO BRASIL, que realizaram assembleias em todas as bases a nível nacional para legitimar a expulsão desses representantes, conforme devidamente registrado em nosso site e redes sociais. Tudo o que falamos aqui pode ser comprovado em apenas um clique.

O que gerou a perda de mandato desses representantes?

Entre a série de irregularidades cometidas, consta a realização de uma assembleia irregular em agosto de 2020 na Gol Linhas Aéreas, que resultou em sérios prejuízos à categoria e favorecimento à empresa. Esses representantes, de maneira isolada, organizaram votação sem consenso da direção à nível nacional. Durante o processo online, qualquer pessoa poderia votar, já que dados essenciais como CPF não foram exigidos.

Na semana seguinte, a direção do SNA, sob fiscalização do MPT (Ministério Público do Trabalho), realizou um processo legítimo em que colocou a mesma pauta para votação. E, diferente da assembleia anterior, profissionais rejeitaram a proposta apresentada pela Gol de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para a pandemia Covid-19.

Além disso, ocorreram outros casos de descumprimento do estatuto da entidade, como:

  • Apropriação indevida e destruição de automóvel da entidade;
  • Não prestação de contas dos gastos realizados na subsede de Brasília (DF);
  • Não pagamento de empréstimo feito pela entidade;
  • Diretor que pediu afastamento para concorrer a cargo político continuou recebendo ajuda de custo do Sindicato, apesar da prática ser proibida por lei.

Todos os casos foram denunciados pela direção à nível nacional do SNA, com demonstração das devidas provas. A direção do SNA lamenta que esses ex-representantes não tenham aproveitado a oportunidade concedida pela justiça para esclarecer a categoria sobre a postura inadequada adotada durante os seus mandatos e reproduz novamente todo o material que comprova as denúncias feitas pela direção À NÍVEL NACIONAL sobre as irregularidades cometidas por esses 13 ex-dirigentes.

Apropriação indevida e destruição de veículo do Sindicato
O ex-diretor de Brasília (DF) Elias Souza usava indevidamente o carro do Sindicato para fins particulares, mas foi obrigado a devolver o veículo, após ordem judicial de busca e apreensão. Apesar disso, ele se recusou a aceitar a determinação entregue pelo oficial de justiça e foi necessária a convocação de força policial para obrigar a devolução do carro, que se encontrava na casa dele. Além da conduta reprovável, outro fato chocante foi o estado do carro, que apesar de ter sido comprado em 2015, estava totalmente destruído. Batido nas laterais e traseira, além de portas, vidros e parachoques quebrados. Todos os adesivos do SNA foram retirados do veículo, descaracterizando totalmente o patrimônio do Sindicato.

DECISÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE DO VEÍCULO DO SINDICATO

Empréstimo não pago ao Sindicato
Os ex-diretores Nilton Mota (Porto Seguro/BA) e Elias Souza (DF) fizeram um empréstimo com o Sindicato e nunca devolveram o dinheiro.

RECIBO DE EMPRÉSTIMO ELIAS SOUZA
RECIBO DE EMPRÉSTIMO NILTON MOTA

Prestação de contas dos gastos em Brasília (DF) não foi realizada
A direção à nível nacional do SNA precisou entrar na justiça para exigir os balancetes dos gastos realizados na subsede de Brasília (DF). Ainda não houve esclarecimento do uso do dinheiro durante o mandato dos diretores Wadilson Maia e Elias Souza.

DETERMINAÇÃO JUDICIAL DE EXIBIÇÃO DO LIVRO CONTÁBIL DE 2020

Diretor afastado recebe ajuda de custo do Sindicato
O ex-diretor de Brasília Wadilson Maia pediu afastamento como representante do Sindicato para concorrer a cargo público. Apesar de não fazer parte do quadro de dirigentes da entidade, ele continuou recebendo ajuda de custo, de forma irregular. Caso tivesse sido eleito, seu mandato poderia ter sido cassado.

AFASTAMENTO DA DIREÇÃO DE WADILSON MAIA
COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DE AJUDA DE CUSTA DO SINDICATO

Fique por dentro

Para se manter informado (a) sobre as atualizações disponibilizadas pelo SNA, siga nossos canais:
Canal do Youtube Imprensa SNA
Instagram @snaeroviarios
Facebook Sindicato Nacional dos Aeroviário

Leia também
Ex-dirigentes expulsos do SNA não aceitam posicionamento da categoria
Categoria vota pela perda do mandato de 13 dirigentes sindicais

Compartilhe