Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) se reúne com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e denuncia empresas aéreas que tentam precarizar as atividades realizadas pelos mecânicos de aeronaves nos aeroportos de todo o Brasil. A prática, além de desvalorizar profissionais do setor, coloca em risco a segurança de voo. O encontro foi realizado online, no dia 2 de setembro.
Atual situação dos mecânicos de aeronaves
Empresas como Gol, Latam e Azul iniciaram processo de demissão de experientes mecânicos de aeronaves para contratar funcionários com qualificação inferior, com salários bem mais baixos. Há casos de empresas que afirmam ser necessário apenas um suporte técnico à distância para dar apoio aos profissionais despreparados que entram no mercado.
A direção do SNA explicou detalhadamente o atual contexto dos bastidores da aviação civil, o que deixou a ANAC apreensiva. Representantes do órgão público informaram que já tinham conhecimento do caso, mas não sabiam dos detalhes apresentados pelo Sindicato, o que torna a situação ainda mais delicada.
A direção do SNA reivindicou posicionamento da ANAC contra a prática das empresas, que está gerando um sentimento de grande tensão nos aeroportos. Segundo Maciel Fogo, diretor do SNA e mecânico de aeronaves em Campo Grande (MS), a insegurança com as demissões já causa um preocupante clima de potencial impacto na segurança de voo.
Medidas da ANAC
A ANAC informou sobre a impossibilidade da extinção da função dos mecânicos de aeronaves e pediu à diretoria do SNA que mantenha contato, para que a agência siga informada sobre a situação do setor. Dirigentes sindicais se comprometeram em fazer denúncias em tempo real contra as companhias aéreas e aguardam medidas de fiscalização do órgão público.
O SNA é o único Sindicato dos Aeroviários do país que tem uma cadeira de representação na ANAC. Dirigentes sindicais seguem em canal direto com a Agência para que empregos e a segurança de voo possam ser assegurados.
Quem participou da reunião?
Representaram o SNA o presidente da entidade Luiz Pará e os diretores de Campo Grande (MS) Maciel Fogo e Beltrão Lima Silva. Ambos são mecânicos de aeronave e possibilitaram um embate técnico com a Agência. Já a ANAC foi representada por Carlo André Ramalho, da Superintendência de Padrões Operacionais; Lawrence Fernandes, Gerente de Certificação de Aeronavegabilidade Continuada; Gustavo de Lima, Especialista em regulação da Aviação Civil.
Fique por dentro
Para se manter informado (a) sobre as atualizações disponibilizadas pelo SNA, siga nossos canais:
Canal do Youtube Imprensa SNA
Instagram @snaeroviarios
Facebook Sindicato Nacional dos Aeroviário
Leia também
SNA providencia melhorias no transporte público para aeroporto de BSB
Aeroporto de São Luís: SNA garante retorno de linha de ônibus 901