Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) relata intenso trabalho do Sindicato nos aeroportos de todas as suas bases no Brasil, em entrevista dada pelo representante da subsede de Brasília (DF), Carlos Geison, ao Seu Jornal da TVT. A matéria foi ao ar em 31 de março e apresenta um resumo sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria durante a pandemia do Covid-19.
Carlos Geison explica em entrevista que a direção do SNA entende o momento frágil enfrentado pela economia mundial. Dirigentes sindicais estão abertos ao diálogo com as empresas em busca de acordos que encontrem equilíbrio entre as necessidades dos empregados e empregadores. Porém, isso não quer dizer que o Sindicato vai aceitar duras imposições de algumas empresas como a Gol e a Azul.
Sindicato nos aeroportos: acordos sobre Licença não remunerada compulsória
A direção do SNA vem recebendo série de denúncias de profissionais da Gol, Azul e empresas terceiras que são coagidos a assinar acordo de Licença não remunerada compulsória, sem terem direito a pedir qualquer mediação do Sindicato. O SNA condena esta prática e já discute com sua assessoria jurídica medidas que serão adotadas contra a postura das companhias aéreas.
Até o momento, o único acordo coletivo fechado pela SNA e aprovado pela categoria foi com a Latam. A assessoria jurídica do Sindicato conseguiu melhorar a oferta inicial apresentada pela empresa e repassou a proposta final aos funcionários e funcionárias em assembleias itinerantes nos aeroportos, nos dias 26 e 27 de março.
A direção desta entidade emprega todos os esforços possíveis para amenizar os impactos sofridos pelos profissionais da aviação civil no atual contexto econômico, resultado da pandemia do novo coronavírus. O SNA segue na tentativa de acordos com as empresas do setor aéreo, para que as propostas de Licença não remunerada compulsória atendam às necessidades da categoria.
A direção do Sindicato pede que, em caso de dúvidas sobre a licença não remunerada e atuação do Sindicato nos aeroportos, aeroviários e aeroviárias entrem em contato diretamente com nossos representantes locais ou tirem suas dúvidas online ou por telefone. Nossos contatos estão disponíveis nos links Subsedes do SNA e Assessoria Jurídica do SNA. Também é possível enviar e-mail para o endereço atendimento@sna.org.br.
Leia mais:
Licença não remunerada na Azul: Sindicato esclarece categoria
Licença não remunerada na Gol: SNA não tem acordo com empresa
Licença não remunerada na Latam: entenda o acordo coletivo
Licença não remunerada: terceirizados não devem assinar acordo
Texto e foto: Ag. Amora