SNA realiza lançamento da Campanha Salarial 2017/2018 no Rio de Janeiro e Brasília

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 31/10 às 11:40 em Artigos

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) realiza ato de lançamento da Campanha Salarial 2017/2018 no Rio de Janeiro (RJ), Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no dia 1 de novembro, às 11h30. Já em Brasília (DF), o movimento será realizado no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, no dia 9. 

As principais reivindicações da categoria para a atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) são reajuste de 5% também nos pisos e cesta básica; 6% no vale refeição; pagamento do auxílio maquiagem quando esta for uma exigência da empresa; extensão do direito à creche ao pai aeroviário, já que apenas mulheres têm este direito; implementação de campanhas contra assédio moral; disponibilização de auxílio acidente e garantia de emprego ou salário à aeroviária que sofrer aborto. 

A data base da categoria é em 1 de dezembro. As rodadas de negociação com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) já iniciaram, porém, a proposta ainda está longe de ser interessante para trabalhadores e trabalhadoras. Empresas aéreas oferecem apenas o reajuste do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor), que segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está calculado em aproximadamente 2,16%.

Dirigentes sindicais da FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) já deixaram claro que não vão aceitar proposta que não contemple ganho real. De acordo com levantamento feito pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas SocioEconômicos), o setor aéreo vem apresentando melhoras, o que possibilita às empresas atender às reivindicações da categoria.

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Fotos: Agência Amora

Clique abaixo e confira mais fotos do ato:

Rio de JaneiroBrasília 

Tags:   campanha-salarial-2017-2018