SNA participa de seminário que define pautas de reajuste salarial

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 15/08/2018 às 23:32 em Artigos

Definir pauta que reivindica melhorias nas cláusulas econômicas e sociais da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) dos aeroviários e aeronautas. Este é o objetivo do Seminário Campanha Salarial 2018/2019, que conta com a participação do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) e demais entidades filiadas à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores). O encontro será realizado nos dias 17 e 18 de agosto, na sede do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.

Algumas pautas estão na ordem do dia e já constam como certas na lista deste ano, afirma Selma Balbino, diretora do SNA. Segundo ela, o kit maquiagem e a extensão do auxílio creche para homens serão prioridades no debate de atualização das cláusulas sociais.

“Entendemos que quando a empresa exige que a aeroviária use maquiagem, o item passa a fazer parte do uniforme e deve ser disponibilizado pela contratante. Já o auxílio creche é a cláusula que garante este benefício para aeroviárias com crianças até dois anos. Em nosso atual contexto social, acreditamos que os pais aeroviários também deveriam ter esse direito”, afirma a diretora, que junto com o presidente Luiz Pará, vai representar a direção do SNA no Seminário.

O ganho real, que significa reajuste salarial acima do índice da inflação do último ano, também é fundamental para a categoria, segundo a direção do SNA. No momento econômico em que o setor aéreo se encontra em recuperação, conquistar aumento é o mínimo que os Sindicatos esperam.

Vitória na última Campanha

Para quem não lembra, a última Campanha Salarial foi uma grande vitória. O final das negociações ocorreu logo após a Reforma Trabalhista entrar em vigor. Apesar de a nova legislação possibilitar que as categorias percam todos os direitos da CCT, os Sindicatos filiados à FENTAC/CUT não somente conseguiram manter as cláusulas, como conquistaram aumentam real. Foi um dos melhores resultados entre todas as classes de trabalhadores à nível nacional.

Em breve a direção do SNA vai divulgar a pauta de reivindicação que será apresentada para as empresas aéreas. Profissionais devem ficar atentos às publicações no site do SNA e postagens em nossa Página no Facebook

Texto: Ag. Amora

Fotos: Arquivo Ag. Amora

Tags:   campanha-salarial-2018-2019