SNA comemora 75 anos de lutas e conquistas

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 24/08 às 22:36 em Artigos

75 anos. Quantas entidades sindicais de representação nacional podem dizer que têm um longo histórico de lutas e conquistas como o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários)? Há exatos 75 anos, no dia 25 de agosto, era fundado o Sindicato que seria responsável por umas das melhores CCTs (Convenção Coletiva de Trabalho) do Brasil e pela assinatura da Regulamentação Profissional da categoria aeroviária, que contou com a participação do ex-presidente João Goulart, então Ministro do Trabalho.

Direito a seis horas de jornada para profissionais que atuam na pista, cesta básica, folgas agrupadas, creche para filhos com menos de dois anos, pagamento de 100% a 150% nos domingos e feriados, extensão da licença maternidade de quatro para seis meses, foram apenas algumas das vitórias alcançadas por esta entidade ao longo de suas sete décadas e meia de existência.

Porém, os ganhos não foram resultado apenas da atuação de uma direção séria e comprometida com seu trabalho. Nenhuma dessas conquistas teriam sido possíveis sem a participação do principal elemento para a construção de uma sindicato forte: uma categoria unida, disposta a buscar seus direitos e questionar os abusos das empresas.

Por isso, neste momento especial, a atual direção do SNA pede que aeroviários e aeroviárias façam uma reflexão: “O que estamos fazendo para melhorar nossas condições de trabalho e assegurar nossos direitos, em um turbulento momento em que o governo impõe uma Reforma Trabalhista à população civil”?

Esta entidade, assim como qualquer outra, pode ter seus defeitos. Mas a direção busca sempre acertar e conta com a participação da categoria aeroviária neste processo. Participação esta que pode ir desde à presença nas convocações de assembleias e atos promovidos pelo Sindicato, até a contribuição com dúvidas e sugestões sobre como melhorar a atividade sindical.

Que estes 75 anos possam ser duplicados e, cada vez mais, com um histórico de luta, de melhorias, de manutenção dos direitos dos profissionais da aviação civil. E lembre-se, sempre: O Sindicato quem faz é VOCÊ. Integre esta luta e faça parte desta história. E parabéns para todos nós.

Acesse CANAL SNA e conheça um pouco mais do nosso histórico de lutas!

Acesse nosso CANAL SNA e conheça os espaços recreativos exclusivos dos sócios e sócias!

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Ilustração: Erica Ribeiro | Ag. Amora

Tags:   75-anos   aniversario-sna