Santarém (PA): Esteiras mecânicas são instaladas no Aeroporto

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 27/03/2018 às 22:03 em Artigos

Denúncia do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) resulta na implementação de esteiras mecânicas no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém (PA). O caso, que contou com a investigação do MPT (Ministério Público do Trabalho), teve desfecho na semana passada, quando a Infraero finalizou a instalação no setor de desembarque.

Segundo Márcio Silva Rangel de Lima, autor da denúncia e dirigente sindical de Santerém, as esteiras automáticas do desembarque e do saguão ficavam distantes da prancha que carrega as bagagens, o que dificultava o trabalho dos profissionais de rampa e de check-in. “Carregar peso naquelas condições poderia resultar em casos graves de doença de trabalho, como hérnia de disco. Não podíamos permitir que as instalações do aeroporto fossem mantidas daquele jeito”, afirma. 

O MPT averiguou a denúncia e determinou que a Infraero implementasse esteiras mecânicas. Mas o problema só foi resolvido em partes, já que os profissionais de rampa continuaram enfrentando dificuldades.

“Depois das modificações, o MPT pediu que eu verificasse se as instalações estavam de acordo com o determinado. No caso do pessoal da rampa, eles continuaram tendo problemas, já que era necessário estender um pouco mais a nova esteira de bagagens”, conta Márcio. O dirigente fez a notificação e, na semana passada, o problema foi resolvido.

Para o representante do SNA, a medida só comprova a importância do Sindicato na manutenção dos direitos da classe trabalhadora. “É nosso dever zelar não só pelo cumprimento da Convenção Coletiva, como também por condições adequadas de trabalho nos aeroporto do país”.

Texto: Ag. Amora

Fotos: Divulgação 

Tags:   aeroporto-santarem   check-in   mpt   rampa-de-aeroporto