Santarém (PA): Após denúncia do SNA ao MPT, Infraero modifica instalação das esteiras

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 06/06 às 17:08 em Artigos

O projeto de integração das bases do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) tem rendido belos frutos na região norte do Brasil. A vitória alcançada no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém (PA), é um exemplo. Após denúncia feita pelo dirigente sindical Márcio Rangel ao MPT (Ministério Público do Trabalho), a Infraero modificou a altura das esteiras de bagagem do check-in.

Segundo Márcio, esta era uma reivindicação antiga dos funcionários da Azul, Gol, LATAM e MAP Linhas Aéreas, que a estatal se recusava a atender. “As esteiras eram muito altas e, apesar do constante pedido dos colaboradores, a Infraero informava que não podia fazer a modificação. Foi então que entrei com denúncia no MPT e, logo depois, as devidas mudanças foram feitas”, explica o dirigente sindical.

A denúncia foi protocolada no dia 16 de novembro de 2016 e, já no início deste ano, o problema tinha sido resolvido. A certeza de poder contar com um órgão como o MPT no combate à precariedade no ambiente de trabalho dá um novo gás ao representante sindical da região. “Fui muito bem atendido no Ministério Público. Eles fizeram questão de deixar claro que estão à disposição, de braços abertos para receber o Sindicato”, declara Márcio.

Doença do trabalho

A forma como as esteiras estavam dispostas fazia com que trabalhadores e trabalhadoras precisassem empregar uma força muito grande para posicionar as malas. Este tipo de atividade pode ocasionar uma série de doenças de trabalho, entre elas, a hérnia de disco, muito comum em profissionais do setor. A vitória do SNA é um ganho que impacta diretamente na saúde dos aeroviários e aeroviárias.

Profissionais que atuam no Aeroporto de Santarém e desejarem fazer qualquer tipo de denúncia sobre irregularidades cometidas pelas empresas, devem acionar imediatamente um de nossos representantes sindicais e informar o ocorrido, para que medidas políticas e jurídicas possam ser adotadas. 

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Fotos*: Divulgação/Direção SNA

*As imagens representam o antes e o depois das modificações da Infraero 

Tags:   santarem   regiao-norte   mpt   hernia-de-disco