Rio de Janeiro (RJ): Presidente do SNA é reintegrado à Swissport do Tom Jobim

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 09/03/2016 às 12:11 em Artigos

O 8 de março foi uma data especial não somente para as aeroviárias que comemoraram o Dia Internacional da Mulher, mas para a categoria como um todo. Nessa data, o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) teve mais uma vez sua representatividade confirmada com a reintegração do presidente da entidade, Luiz da Rocha Cardoso Pará, à Swissport do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (RJ).

A luta enfrentada por Pará foi conturbada. Em novembro 2013, ele foi dispensado de suas atividades de auxiliar de rampa por participar de um ato da Campanha Salarial 2013/2014. Em 25 fevereiro de 2014, a empresa o convidou para que retornasse ao trabalho. Apenas para, no dia seguinte, comunicarem que ele estava demitido. Desde então a assessoria jurídica do SNA atuou com emprenho na reintegração do presidente da entidade à prestadora de serviços. Pará atua na Swissport desde 1998 e foi um dos fundadores da rampa na terceirizada, já que antes a atividade era de responsabilidade da Transbrasil.

O procedimento de reintegração foi acompanhado pela assessoria jurídica, assessoria de imprensa e diretores do SNA. Entre eles, o secretário-geral da entidade, Marcos José de Almeida, que também já passou por essa situação. Em janeiro de 2011, após participar de uma manifestação no Aeroporto Santos Dumont, ele foi demitido da Swissport e reintegrado em abril de 2014. Hoje, Marcos José atua como coordenador de rampa e vê a reintegração de seu companheiro de trabalho e de luta como uma grande vitória.

“É uma imensa satisfação ver o nosso presidente reintegrado, pois assim como ele, eu também passei por essa provação. Apesar de a empresa tentar invalidar nosso papel como representantes da categoria, nossa representatividade foi mais uma vez foi confirmada pela justiça. Vamos continuar fazendo nosso trabalho com muito empenho, em busca de melhorias para aeroviários e aeroviárias. Que o companheiro Pará seja bem-vindo”, declara Marcos José. 

Agência Amora

Texto: Cláudia Fonseca

Fotos: Cláudia Fonseca e Felipe Aveiro 

Tags:   swissport   rio-de-janeiro   reintegracao   aeroporto-internacional-antonio-carlos-jobim