Porto Seguro (BA): SNA realiza paralisação no check-in com 100% de participação da categoria

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 20/02/2018 às 15:21 em Artigos

Climatização, já! Esta foi a principal reivindicação que fez com que 100% dos profissionais que atuam no check-in das empresas LATAM, Gol e Azul do Aeroporto de Porto Seguro (BA) aderissem à paralisação organizada pelo SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), no dia 17 de fevereiro.

De acordo com o Coordenador da Região Nordeste do SNA, Nilton Mota, os agentes de aeroporto não aguentam mais a falta de infraestrutura aeroportuária, como problemas que envolvem o espaço físico e a esteira de bagagem. Mas o pior de todos, segundo ele, é o calor excessivo a que são submetidos, já que o local não disponibiliza ar condicionado.

“As condições precárias do aeroporto implicam na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Protocolamos uma denúncia no MPT (Ministério Público do Trabalho) em dezembro de 2016, uma fiscalização foi realizada, mas nada foi feito. Então resolvemos fazer este ato, que também contou com total apoio e participação do público usuário”, garante Nilton.

Além da manifestação, foi feito um abaixo assinado com assinaturas da categoria e dos passageiros. Porém, segundo o diretor do SNA, a SINART, responsável pela administração do Aeroporto de Porto Seguro, não aceitou protocolar o documento. Apesar disso, segundo a avaliação da direção do Sindicato, o ato foi muito positivo, pois contou não somente com a participação de 100% dos profissionais de todas as empresas, como teve total apoio dos clientes das companhias aéreas.

“Que todos os dirigentes do SNA possam seguir este exemplo: trabalhar cada dia mais junto à categoria, ouvindo e respeitando as posições do trabalhador e da trabalhadora. Apenas à base do respeito e da organização conseguiremos mobilizar aeroviários e aeroviárias. Vamos investir cada vez mais na fiscalização dos aeroportos para combater a precarização do trabalho, por meio de ações judiciais e manifestações como essa. Por isso, pedimos à categoria que não deixe de denunciar qualquer tipo de abuso, garantimos não expor a identidade de ninguém”, declara Nilton Mota, diretor do SNA.

Texto: Ag. Amora

Fotos: Direção SNA

Tags:   porto-seguro   paralisacao   sinart