Manifestantes não agrediram passageiros no Aeroporto Santos Dumont, no ato do dia 28

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 28/04/2017 às 11:19 em Artigos

A direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) vem à público lamentar o posicionamento de alguns veículos que divulgaram uma notícia que não condiz com a realidade sobre o ato realizado por esta entidade no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), em 28 de abril. Segundo sites de grande circulação e alguns canais de TV, um grupo de manifestantes teria agredido pessoas que estavam no check-in, conforme mostrado em vídeos gravados pelo próprio público usuário. Esta versão foi apresentada pela mídia sem qualquer tipo de investigação com as fontes envolvidas no caso. 

O que houve de fato

Um grupo de taxistas, incomodado com o fechamento da passagem do Aeroporto Santos Dumont, começou a agredir de forma covarde alguns manifestantes que estavam do lado de fora do saguão, afastados do foco do movimento. Dirigentes do SNA foram feridos, incluindo nossa diretora de imprensa, Katia Silva. Ela foi obrigada a abandonar o ato pois teve a perna lesionada. Ao perceber o que estava acontecendo, outro grupo de manifestantes tentou apaziguar, e o resultado foi o visto nos vídeos veiculados nos sites de notícias e em alguns canais de televisão. 

O problema é que a informação passada não condiz com a realidade. Se de fato houve agressão a algum passageiro, a direção do SNA pede que sejam apresentadas as fontes entrevistas por esses jornais, como comprovação de tal afirmação. A direção do SNA lamenta a falta de ética de veículos que publicam informações sem averiguar as fontes antecipadamente e parabeniza os veículos que entrevistaram nossos dirigentes sindicais para saber o que de fato ocorreu. Dirigentes sindicais anotaram as placas dos veículos de táxi, tiraram fotos dos agressores e vão dar queixa na delegacia. 

Em breve divulgaremos vídeos com depoimentos dos nossos dirigentes sindicais sobre as agressões que sofreram. Também divulgaremos um balanço dos movimentos realizados nos aeroportos, junto com depoimentos dos envolvidos, como o Deputado Federal Wadih Damus, o presidente da FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Dias, e o presidente do SNA, Luiz Pará. 

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

 

Fotos: Cynthia Tomary | Ag. Amora

Tags:   greve-geral   28-de-abril   paralisacao-aeroportos   aeroporto-santos-dumont