Gol modifica manual de apresentação, após audiência com SNA no MPT

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 15/05 às 15:03 em Artigos

Gol divulga atualização no manual de apresentação, no dia 10 de maio. A modificação foi realizada após audiência solicitada pelo SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), que contou com mediação do MPT (Ministério Público do Trabalho), em Brasília (DF). Os ítens que sofreram alteração foram poucos, mas a direção do Sindicato acredita que a vitória dá novo fôlego à continuidade da luta. 

A empresa retirou a obrigatoriedade do uso de brincos, esmaltes e do uso de meias três quartos para as mulheres. Patrícia Gomes, coordenadora do SNA na região Sul, explica que o uso dos acessórios em questão passa a ser apenas recomendável. Não há mais nenhum tipo de medida punitiva descrita no manual em relação a esses tópicos. “Este é apenas o início, ainda há muito a ser feito. Vamos em cima dessas modificações”.

Audiência no MPT

A última audiência no MPT foi realizada no dia 2 de maio e, além da Gol, teve a participação da Avianca. Na ocasião, a Avianca se mostrou aberta ao diálogo com o Sindicato, que recebeu o prazo de 60 dias para estudar o manual da companhia aérea e enviar sugestões de modificações. Já a Gol não aceitou acordo, o que levou o SNA a estudar o procedimento para ajuizar ação coletiva contra a empresa. A modificação no manual anunciada uma semana depois mostra que a companhia aérea refletiu sobre a sua posição.

Vale lembrar que, além de reivindicar o fim de certas obrigatoriedades, o SNA afirma que as empresas que exigem o uso de maquiagem ou de qualquer outro tipo de intervenção estética como unhas e cabelos pintados, deve arcar com este custo. “Quando a maquiagem e a unha pintada são exigências, elas se tornam parte do uniforme. Por isso pedimos um bônus no salário para que o material seja comprado”, explica Patrícia Gomes.

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Foto: Divulgação

Tags:   gol   mpt   kit-maquiagem   avianca   brasilia   manual-apresentacao