Direção do SNA homenageia mulher em 8 de março

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 06/03/2017 às 21:38 em Artigos

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) homenageia aeroviárias no Dia Internacional da Mulher. Nesta data, 8 de março, profissionais da aviação civil vão receber rosas e uma cartilha produzida pela FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores), que aborda os direitos, lutas e conquistas do sexo feminino no setor. 

Diferentes ações serão realizadas em alguns aeroportos. No Rio de Janeiro, por exemplo, funcionárias serão maquiadas por uma profissional, antes do horário de trabalho, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Já no Santos Dumont, serão realizados sorteios de kits da Boticário. Um pequeno vídeo também foi produzido pelo SNA e teve uma de suas versões divulgadas pelo Whats App. A versão na íntegra pode ser conferida aqui.

Todo o trabalho realizado pelo SNA gira em torno da concepção de que a mulher deve ser valorizada pela sua luta todos os dias. Por isso, a busca desta entidade por melhorias nas condições de trabalho para as aeroviárias é constante. Algumas vitórias já foram alcançadas, como o direito à creche para crianças de até dois anos e extensão da licença maternidade de quatro para seis meses. As cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) podem ser conferidas neste link.

Porém, ainda há muitas batalhas a serem travadas. Uma delas é o direito ao kit maquiagem, quando o uso desta for uma exigência da empresa. A reivindicação tem sido um dos carros chefes durante as negociações coletivas com as companhias aéreas.

A militância pelo direito da mulher deve ser uma construção diária, jamais esquecida. A comemoração do 8 de março só vem reforçar a necessidade de transformação social quando o tema somos nós, mulheres, e nosso direito à igualdade, seja no trabalho, na política ou mesmo dentro de nossas próprias casas.  

Por Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Acesse o site AEROMULHER e confira o texto na íntegra

Tags:   8-de-marco   dia-internacional-da-mulher