Campanha Salarial 2017/2018: SNA participa da primeira rodada de negociação

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 10/10 às 12:47 em Artigos

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) e demais sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) participam da primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2017/2018 do setor comercial. O encontro foi realizado em São Paulo, no dia 9 de outubro, com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo).

Como nos anos anteriores, a campanha será conjunta com o aeronautas, mas com uma novidade: a FNTTAA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos) também vai participar das rodadas de negociação.

Resultado da reunião

O primeiro encontro foi frustrante para os representantes da classe trabalhadora, já que as empresas informaram que ainda estão avaliando as reivindicações das categorias, apesar de terem recebido as pautas há quase 15 dias, em 22 de de setembro.

A data da próxima rodada ainda não foi definida, mas o SNEA se comprometeu em mandar a proposta de calendário no próximo dia 16. Porém, já houve o consenso de que os encontros serão realizados em lugares alternados entre sede da FENTAC/CUT, FNTTAA e SNEA.

Reivindicações

A categoria aeroviária reivindica reajuste de 5% nos salários, pisos e cesta básica; 6% no vale refeição; pagamento do auxílio maquiagem quando esta for uma exigência da empresa; extensão do direito à creche ao pai aeroviário, já que apenas mulheres têm este direito; implementação de campanhas contra assédio moral; disponibilização de auxílio acidente e garantia de emprego ou salário à aeroviária que sofrer aborto. Vale lembrar que o INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período, segundo dados disponibilizados pelo DIESSE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), é de 3,43%.

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Fotos: Assessoria FENTAC/CUT

Tags:   campanha-salarial-2017-2018