Campanha Salarial 2017/2018: SNA convoca categoria à assembleia de aprovação de pauta

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 13/09 às 10:59 em Artigos

A Campanha Salarial 2017/2018 já começou e o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) convoca aeroviários e aeroviárias de todas as suas bases para assembleias itinerantes, nos dias 14, 15 e 16 de setembro. O objetivo é votar a pauta com a proposta de atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), que no dia 20 de setembro será entregue ao SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) e SINEATA (Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo).

O SNA e demais Sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) reivindicam reajuste de 5% nos salários, pisos e cesta básica, 6% no vale refeição, pagamento do auxílio maquiagem quando esta for uma exigência da empresa, implementação de campanhas contra assédio moral e disponibilização de auxílio acidente. Vale lembrar que o INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período, segundo dados disponibilizados pelo DIESSE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), é de 3,43%.

Além disso, em um novo cenário desenhado pela reforma trabalhista, entidades querem a garantia da manutenção de direitos já conquistados há anos, como as cláusulas da CCT que citam pagamento de 100% e 150% das horas extras, estabilidade na véspera da aposentadoria, direito à folgas agrupadas e procedimento da redução da força de trabalho.

Papel da categoria

A reforma trabalhista exige dos aeroviários e aeroviárias maior interação nesta campanha salarial e nas outras que estão por vir. Se a categoria não for forte e atuante, a tendência é não só deixar de alcançar novos avanços, como também amargar perdas historicamente conquistadas por esta entidade. Por isso o SNA convoca todos à luta em mais esta Campanha Salarial.

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Fotos: Dino Santos/assessoria FENTAC/CUT

Legenda: Representantes dos Sindicatos filiados à FENTAC/CUT participam de seminário para definir as estratégias da Campanha Salarial 2017/2018

 

 

Tags:   campanha-salarial-2017-2018