Campanha Salarial 2017/2018: Categoria aprova reajuste de 100% do INPC, 0,5% de ganho real e manutenção de todas as cláusulas da CCT

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 05/12/2017 às 13:14 em Artigos

Categoria aeroviária aprova proposta de atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) na última rodada de negociação da Campanha Salarial 2017/2018. A direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) acaba de computar o resultado da votação realizada durante assembleias itinerantes, coordenadas pela entidade nos aeroportos de suas bases à nível nacional, nos dias 24 e 25 de novembro.

Após cinco rodadas de negociação e recusas dos Sindicatos representantes dos profissionais do setor, a última proposta apresentada pelas empresas para reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas foi de 100% do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor), mais 0,5% de ganho real e a garantia de que todas as cláusula da CCT serão mantidas.

Vitória apesar da Deforma Trabalhista

A Deforma Trabalhista, orquestrada pelo governo Michel Temer (PMDB), faz com que a CCT perca a validade caso um acordo não seja definido até a data base da categoria. Ou seja, profissionais da aviação corriam o risco de perder conquistas históricas como direito à cesta básica, creche para aeroviária, pagamento de 150% das horas extras, extensão da licença maternidade, entre outros. O SNA e a FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) consideram o resultado das negociações uma vitória.

Sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras apenas aguardam a divulgação do valor oficial correspondente ao INPC do período, que deverá ser apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 10 de dezembro, para definir a data da assinatura da CCT.    

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Fotos: Assembleias itinerantes realizadas pela direção do SNA em todo o Brasil | Créditos: Direção SNA

Tags:   campanha-salarial-2017-2018