Brasília (DF): SNA reivindica estacionamento gratuito e ajuíza ação contra Inframérica

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 19/07/2017 às 21:32 em Artigos

A luta pelo estacionamento gratuito para a categoria no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), continua de pé. Nesta nova etapa, a assessoria jurídica do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) entra com ação contra a administradora Inframérica. A audiência inicial está agendada para o dia 17 de agosto, na 16ª Vara do Trabalho.

Foram meses de reuniões, negociações e promessas de que os profissionais do aeroporto teriam direito a estacionamento gratuito ou compatível com os salários. Ao perceber que apenas o diálogo não resolveria os problemas da categoria, a direção do SNA optou por acionar a assessoria jurídica e entrar com processo contra a Inframérica.

Para utilizar o estacionamento diariamente, aeroviários e aeroviárias devem comprometer entre 10% e 15% do salário, o que representa custo absurdamente alto. A direção do SNA explica que profissionais têm direito a desconto, mas o preço cobrado continua incompatível com o poder aquisitivo dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para não arcar com este custo, profissionais optam por estacionar em locais afastados e se submetem a situações de risco como roubos e assaltos. A direção do SNA aguarda ansiosa a audiência inicial contra a administradora do aeroporto e espera que muito em breve o estacionamento deixe de ser uma dor de cabeça para aqueles que atuam no Juscelino Kubitschek.

Confira outras ações de Brasília!

  • O SNA ajuizou ação em que cobra da TAM de Brasília o retorno da jornada de seis horas para os profissionais de check-in, que passaram a trabalhar oito horas por dia. A audiência inicial está agendada para 11 de novembro, na 12ª Vara do Trabalho.

  • A direção do SNA denunciou a Gol de Brasília ao MPT (Ministério Público do Trabalho) – PRT 10ª Região, após averiguar irregularidades no relógio de ponto da empresa. Dirigentes sindicais aguardam posicionamento do órgão público.

  • A direção do SNA ajuizou ação contra a Ocean Air, VRG, Azul, Latam e Inframérica, em que exige a construção de refeitórios no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Aeroviários e aeroviárias fazem suas refeições em locais sem qualquer tipo de estrutura e em condições insalubres. A primeira audiência contra as empresas e a administradora do aeroporto vai ser realizada no dia 9 de agosto.

 

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Foto: Divulgação

Tags:   brasilia   aeroporto-juscelino-kubitschek   estacionamento   inframerica