Brasília (DF): SNA cobra da ANAC mudança no exame de atualização dos APACs

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 12/06 às 20:52 em Artigos

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) se reúne com a ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), na sede da Agência em Brasília, no dia 9 de junho, para questionar o grau de dificuldade do exame de atualização aplicado aos APACS (Agentes de Proteção da Aviação Civil). Segundo o dirigente sindical Carlos Geison, o curso de Inspeção de Segurança da Aviação Civil, antigo curso de Raio-X, teve taxa de reprovação de 70% à nível nacional em primeira chamada e 40% na segunda. Esta taxa costumava ser mínima, chegando a 0% em alguns casos. 

“O grau de dificuldade do novo curso é imenso. E o profissional reprovado pode perder o emprego. O curso tem carater eliminatório, nossa reivindição é que a atualização dos APACs seja realizada como reciclagem, nos mesmos moldes do de vigilante, para que trabalhadores e trabalhadoras não sejam demitidos”, explica Carlos Geison.

O encontro não vai ficar restrito apenas à ANAC. Ainda neste mês, será realizada uma reunião com as empresas terceiras. O objetivo é reivindicar que trabalhadores e trabalhadoras tenham o prazo de três meses para a conclusão do curso e prestação do exame. Atualmente, profissionais são informados sobre no mês, ou até mesmo na semana do vencimento.  

A Agência se comprometeu em rever o processo e dar retorno à direção do SNA. Além de Carlos Geison, representaram o SNA o dirigente sindical Carlos Gomes e o assessor jurídico da entidade Mozart Camapum. Já a ANAC contou com a participação de Luiz Gustavo Cavallari, Gerente de Segurança.  

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Fotos: Direção SNA

Tags:   apac   anac   inspecao   raio-x   brasilia