Brasília (DF): SNA ajuíza ação para reivindicar construção de refeitórios no aeroporto

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 19/07/2017 às 21:10 em Artigos

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) exige a construção de refeitórios no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), e ajuíza ação contra a Ocean Air, VRG, Azul, Latam e Inframérica. A primeira audiência vai ser realizada no dia 9 de agosto. O processo é resultado de uma investigação feita pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), com a participação do SNA.

Aeroviários e aeroviárias comem em locais sem qualquer tipo de estrutura e em condições insalubres. A direção da subsede de Brasília avaliou a situação como insustentável e se viu obrigada a tomar uma medida mais enérgica do que o diálogo.

Elias Souza, coordenador da região centro-oeste do SNA, explica que dirigentes sindicais têm feito uma análise das deficiências do aeroporto em busca de melhorar as condições de trabalho da categoria. A reivindicação de um novo refeitório não poderia ficar de fora.

“Trabalhadores clamam por mudanças e este é nosso dever. Quando não conseguimos resultado nas negociações, somos obrigados a ajuizar ações contra as empresas. Assim que tivermos novidades sobre o caso, vamos informar nossos companheiros e companheiras”, garante.

Confira outras ações de Brasília

  • O SNA ajuizou ação em que cobra da TAM de Brasília o retorno da jornada de seis horas para os profissionais de check-in, que passaram a trabalhar oito horas por dia. A audiência inicial está agendada para 11 de novembro, na 12ª Vara do Trabalho;

  • A direção do SNA denunciou a Gol de Brasília ao MPT (Ministério Público do Trabalho) – PRT 10ª Região, após averiguar irregularidades no relógio de ponto da empresa. Dirigentes sindicais aguardam posicionamento do órgão público;

  • O SNA ajuizou ação contra a Inframérica, em que reivindica estacionamento gratuito para aeroviários e aeroviárias. O valor cobrado atualmente compromete de 10% a 15% a renda da categoria. A audiência inicial está agendada para o dia 17 de agosto, na 16ª Vara do Trabalho.

 

Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora

Foto: Divulgação

 

 

Tags:   brasilia   aeroporto-juscelino-kubitschek   refeitorio   inframerica